Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32358
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da imagem na formação cultural e suas contribuições à educação de jovens e adultos
Autor(es): Mazzafera, Natália Mendes
Autor(es): Mazzafera, Natália Mendes
Abstract: A linguagem visual se fez presente, antes mesmo do surgimento da escrita. Através deste tipo de comunicação os homens pré-históricos deixaram legados fundamentais para compreensão do estilo de vida que levavam, apesar desta não ter sido a intenção fundamental. A presença da linguagem visual acompanhou as mudanças histórico-sociais sofridas pelo mundo ao longo do tempo e influenciou ideologias e consequentemente tendências pedagógicas. A questão é: Reconhecemos a importância dessa ferramenta comunicativa? Em que momento há utilizamos como instrumento de aprendizagem na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos)? É de fundamental importância entendermos que tal modalidade de ensino é especifica para pessoas adultas que por algum motivo social, não puderam estudar e concluir os estudos no tempo que consideramos regular. A cultural imagética dos educandos adultos não pode ser desprezada pela linguagem escrita, por isso a compreensão e exploração da iconografia (escrita da imagem) se faz necessário. O trabalho ora proposto utilizou-se como metodologia prioritária a pesquisa bibliográfica e documental, bem como o uso de técnicas de observações in lócus da investigação. Como principais referencias teóricas recorremos às obras de Paulo Freire (1975, 1983, 1988), Maria Lúcia Gomes da Silva (2008) e Maria Helena Wagner Rossi (2003) Por fim, o trabalho estrutura-se em três capítulos: A dimensão histórico-social da imagem; A leitura do mundo precede a leitura da palavra; Observação pratica: A linguagem imagética como recurso metodológico em aulas de Catecumenato (Catequese para jovens e adultos) e a conclusão.
Palavras-chave: Imagem
Educação de jovens e adultos
Cultura
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32358
Data do documento: 27-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATÁLIA MENDES MAZZAFERA.pdf527,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.