Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32349
Tipo: Tese
Título: Diálogos entre a abordagem de questões sociocientíficas sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a pedagogia freireana na formação de professores/as de ciências para os anos iniciais.
Autor(es): Andrade, Maria Aparecida da Silva
Autor(es): Andrade, Maria Aparecida da Silva
Abstract: No contexto sócio-político em que vivemos, muitos são os questionamentos sobre qual a formação adequada para os/as professores/as, o que devemos ensinar aos/às licenciandos/as e como devemos prepará-los/as. Nesse sentido, acreditamos que o papel do ensino de Ciências não deve se limitar à transmissão de conteúdos conceituais, uma vez que é necessária a preparação dos/as estudantes para atuarem criticamente na sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições da convergência da abordagem de questões sociocientíficas sob o enfoque CTSA e a pedagogia freireana na formação de professores de Ciências para os anos iniciais. Para isso, a partir dos pressupostos teóricos estudados, elaboramos uma sequência didática, orientada pela pedagogia freireana e pelo ensino baseado em Questões Sociocientíficas na perspectiva CTSA, visando à aprendizagem de conceitos, bem como à formação crítica e reflexiva dos/as licenciandos/as de um curso de Pedagogia. Os instrumentos de produção de dados foram gravação dos áudios das aulas, respostas de exercícios, de questionários, análise de caderno de campo dos/as licenciandos/as bem como das anotações do diário da pesquisadora. Em suma, os resultados mostraram que: 1) o uso de Questões Sociocientíficas, no contexto da educação CTSA e da perspectiva freireana, permitiu diálogos em variados aspectos teóricos e metodológicos, trocando contribuições e propondo desafios ao ensino na atualidade, constituindo-se como bases teóricas profícuas para fundamentar mudanças significativas no contexto educacional, visando à formação crítica dos/as licenciandos/as; 2) a perspectiva freireana pode contribuir com um viés mais humanista para a formação de professores/as, por meio da aproximação com os problemas do contexto local, regional e nacional, contribuindo para a construção de aprendizagens significativas e comprometidas com a realidade, e o posicionamento crítico e engajado; 3) os/as licenciandos/as manifestaram motivação para a aprendizagem e para a ação a partir do trabalho com questões sociocientíficas encontradas em sua realidade existencial; 4) neste contexto, ao conciliar as perspectivas teóricas utilizadas nesta tese, propomos a designação de Temas Geradores Sociocientíficos, os quais seriam temas que envolvem controvérsias sociocientíficas legitimadas pelos estudantes na/com a comunidade. Observamos que os/as licenciandos/as ressignificaram a visão sobre determinados conteúdos a partir da abordagem na perspectiva CTSA e na pedagogia freireana, através do contato intenso com os temas estudados, desvelando múltiplas relações CTSA envolvidas nos temas e transitando de uma perspectiva puramente biológica para uma visão mais ampliada e questionadora. Além disso, percebemos entre os/as licenciandos/as a adoção de uma postura investigativa, bem como o desencadeamento do posicionamento crítico e político frente aos problemas que enfrentam nas suas comunidades, construindo um perfil de professor (a) apto (a) para o enfrentamento das necessidades da sociedade atual. Ao abordar uma perspectiva interdisciplinar, este trabalho contribui para o enfrentamento de dificuldades existentes na formação polivalente do pedagogo, auxiliando no diálogo necessário à uma prática de ensino dialógica e transformadora.
ABSTRACT In the socio-political context in which we live, there are many questions about what is the appropriate training for teachers, what should we teach to undergraduate students and how should we prepare them. In this sense, we believe that the role of science education should not be limited to the transmission of conceptual contents, since it is necessary to prepare students to act critically in society. The main objective of the research was to analyze the contributions of the convergence of the approach to socio-scientific issues under the STSE education and Freire's pedagogy in the training of Science teachers for the early years. Based on the theoretical assumptions studied, we elaborated a didactic sequence, guided by Freire's pedagogy and Sociocientific Issues in the STSE education, aiming at the learning of concepts, as well as the critical and reflective training of undergraduates of a Pedagogy course. The instruments of data production were the recording of audios from the classes, answers to exercises, questionnaires, analysis of the graduates' field notebook as well as the notes of the researcher's diary. In summary, the results show that: 1) the use of Socio-Scientific Issues in the context of STSE education and the Freirean perspective dialogues in various theoretical and methodological aspects, exchanging contributions and proposing challenges to teaching today, constituting themselves as useful theoretical bases to substantiate significant changes in the educational context, aiming at the critical training of undergraduate students. 2) The Freirean perspective can contribute with a more humanistic bias for teacher training, by approaching the problems of the local, regional and national context, contributing to the construction of meaningful learning and committed to reality, critical and engaged positioning. 3) the undergraduate students showed motivation for learning and acting based on working with socio-scientific issues found in their existential reality. 4) When reconciling the theoretical perspectives used in this thesis, we propose the designation of Sociocientific Generating Themes, which are themes that involve socio-scientific controversies legitimized by students in / with the community. We observed that licenciate students re-signified views on certain contents from the work with SSI* in the STSE** perspective and on Freire's pedagogy, through intense contact with the studied themes, revealing the multiple STSE relationships involved in them and moving from a purely biological perspective to a broader and more questioning view. In addition, the adoption of an investigative stance was evident among the undergraduate students, as well as the triggering of the critical and political positioning in relation to the problems they face in their communities, building a profile of a suitable teacher to face the needs of today's society. By making an approach from an interdisciplinary perspective, this work contributes to facing the existing difficulties in the polyvalent formation of the pedagogue, assisting in the dialogue necessary for the practice of dialogical and transformative teaching.
RESUMEN En el contexto sociopolítico en el que vivimos, hay muchas preguntas sobre cuál es la capacitación adecuada para los maestros, qué debemos enseñar a los estudiantes universitarios y cómo debemos prepararlos. En este sentido, creemos que el papel de la educación científica no debe limitarse a la transmisión de contenidos conceptuales, ya que es necesario preparar a los estudiantes para actuar de manera crítica en la sociedad. El objetivo general de la investigación fue analizar las contribuciones de la convergencia del enfoque a los problemas socio-científicos bajo el enfoque CTSA y la pedagogía de Freire en la formación de docentes de ciencias durante los primeros años. Para eso, en base a los supuestos teóricos estudiados, elaboramos una secuencia didáctica, guiada por la pedagogía y los problemas sociocientíficos de Freire en la perspectiva CTSA, con el objetivo de aprender conceptos, así como la formación crítica y reflexiva de los graduados de un curso de pedagogía. Los instrumentos de producción de datos fueron el registro de los audios de las clases, las respuestas a los ejercicios, los cuestionarios, el análisis del cuaderno de campo de los graduados, así como las notas del diario del investigador. En resumen, los resultados muestran que: 1) el uso de Cuestiones Sociocientíficas en el contexto de la educación CTSA y los diálogos de perspectiva freireanos en varios aspectos teóricos y metodológicos, intercambiando contribuciones y proponiendo desafíos a la enseñanza actual, constituyéndose como bases teóricas útiles para sustanciar cambios significativos en el contexto educativo, con el objetivo de la formación crítica de estudiantes de pregrado. 2) La perspectiva freireana puede contribuir con un sesgo más humanista para la formación del profesorado, al abordar los problemas del contexto local, regional y nacional, contribuyendo a la construcción de un aprendizaje significativo y comprometido con la realidad, el posicionamiento crítico y comprometido . 3) los estudiantes universitarios mostraron motivación para aprender y actuar basados ,en el trabajo con problemas socio-científicos encontrados en su realidad existencial. 4) Al conciliar las perspectivas teóricas empleadas en esta tesis, se propone la designación de Generación de Temas Sociocientíficos, que son temas que involucran controversias sociocientíficas legitimadas por estudiantes en / con la comunidad. Observamos que los/las licenciados/as resignificaran la opinión sobre ciertos contenidos del trabajo con ASC* en la perspectiva CTS** y en la pedagogía de Freire, mediante el contacto intenso con los temas estudiados, revelando las múltiples relaciones CTS involucradas en ellos y moviéndose desde una perspectiva puramente biológica para una visión más amplia y más cuestionadora. Además, la adopción de una postura de investigación fue evidente entre los/las estudiantes de licenciatura, así como el desencadenamiento del posicionamiento crítico y político en relación con los problemas que enfrentan en sus comunidades, creando un perfil de un/a professor/a adecuado para enfrentar las necesidades de la sociedad actual. Al abordar una perspectiva interdisciplinar, este trabajo contribuye a afrontar las dificultades existentes en la formación polivalente del pedagogo, asistiendo en el diálogo necesario para la práctica de la enseñanza dialógica y transformadora.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Anos iniciais
Formação de professores
Pedagogia freirefna
Questões sociocientíficas.
Abordagem CTSA
Professores de ensino - formação fundamental
Ciências - estudo e Ensino ( ensino fundamental)
Pedagogia crítica
Pensamento crítico
Educação - Aspectos sociais
Science teaching
Early years
Teacher training
Freirean Pedagogy
Socio-scientific issues
STSE approach
Enseñanza de las ciências
Primeros años
Formación de profesores
Pedagogía freireana
Cuestiones sociocientíficas
Enfoque CTSA
CNPq: Ensino e aprendizagem
Educaçao
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
UFBA-UEFS
metadata.dc.publisher.program: Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32349
Data do documento: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Maria Aparecida da Silva Andrade.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.