DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32347

Title: Relação família - escola com as repercussões no desempenho escolar de crianças do ensino fundamental.
Authors: Silva, Maria Tereza Teles dos Santos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Souza, Ângela Maria Freire de Lime e
Keywords: Escola;Família;Valores;Educando;Desempenho escolar
Issue Date: 21-Oct-2020
Abstract: Esta monografia aborda o tema “Relação família-escola com as repercussões no desempenho escolar de crianças no ensino fundamental”, e tem como objetivo, investigar relações pessoais e interpessoais nos ambientes escolares e familiares e suas conseqüências no rendimento escolar das crianças, do ensino fundamental, o qual é diagnosticado apenas como um déficit do educando, sem observância das vivências em sua vida familiar. Sendo assim, a questão problema da pesquisa foi: Qual a importância das relações familiares, conflituosas ou não, para o desenvolvimento pleno e saudável do processo de aprendizagem da criança?. Fatores emocionais advindos de situação de conflito familiar podem ocasionar a falta de atenção, como, as emoções, a exemplo de pânico, medo, vergonha, culpa, ansiedade, que funcionam como agente descentralizador da atenção da criança, que deveria estar voltada para a aprendizagem. O trabalho ressalta a importância do estabelecimento de um vínculo entre a família e a escola, pois, proporcionar mudanças significantes na aprendizagem acaba por evitar o aparecimento de dificuldades, crises e stress. Foram realizadas como estratégias: observações e entrevistas, estas aos membros docentes e familiares, acerca do fracasso e/ou sucesso escolar que está intimamente ligado ao conceito de valores da família e ao relacionamento do educando com o tripé escola/família/educador. A pesquisa desenvolvida aborda um estudo de caso com análise de dados, sendo do tipo qualitativa. Portanto, destaca-se ao longo dessa as referências teóricas: Louro(2007) Carvalho (2004), Fagundes(2001),Cunha(2000), dentre outros, os quais consideram que as relações entre escola/família, além dos supostos ideais comuns, são indispensáveis na divisão do trabalho de educar as crianças envolvidas nesses ambientes.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32347
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA COM AS REPERCUSSÕES NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf293.38 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA