DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32338

Title: Modernidade e subjetividade em Michel Foucault.
Authors: Santos, Lilian Lobato dos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santana, Kleverton Bacelar
Keywords: Saber;Poder;Verdade;Sujeito;Relação a si
Issue Date: 19-Oct-2020
Abstract: Este trabalho tem por objetivo examinar a constituição da subjetividade moderna e sua relação com a educação na obra de Michel Foucault, considerando os conceitos de arqueologia, genealogia e ética. A partir dos três eixos de análise foucaultiana pôde-se verificar a constituição do sujeito na relação com a verdade, com o poder e com a ética, pesquisando, respectivamente, a formação dos saberes através das ciências humanas; do exercício das técnicas disciplinares através das instituições sociais, a exemplo da escola; e a constituição da subjetividade do homem moderno enquanto sujeito de uma sexualidade, por meio das práticas de si.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32338
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MODERNIDADE E SUBJETIVIDADE EM MICHEL FOUCAULT.pdf301.47 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA