RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32338
|
Title: | Modernidade e subjetividade em Michel Foucault. |
Authors: | Santos, Lilian Lobato dos |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Santana, Kleverton Bacelar |
Keywords: | Saber;Poder;Verdade;Sujeito;Relação a si |
Issue Date: | 19-Oct-2020 |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo examinar a constituição da subjetividade moderna e sua relação com a educação na obra de Michel Foucault, considerando os conceitos de arqueologia, genealogia e ética. A partir dos três eixos de análise foucaultiana pôde-se verificar a constituição do sujeito na relação com a verdade, com o poder e com a ética, pesquisando, respectivamente, a formação dos saberes através das ciências humanas; do exercício das técnicas disciplinares através das instituições sociais, a exemplo da escola; e a constituição da subjetividade do homem moderno enquanto sujeito de uma sexualidade, por meio das práticas de si. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32338 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|