Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32331
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação do deficiente mental: uma revisão histórica |
Autor(es): | Bezerra, Edilene Moura |
Autor(es): | Bezerra, Edilene Moura |
Abstract: | Este trabalho buscou compreender o conceito de deficiência mental e investigar as possibilidades de aprendizagens da escrita pelos educando com deficiência mental, para tanto foi feito uma revisão bibliográfica que pudesse evidenciar a ocorrência do fenômeno, e se verificou que durante um longo período da historia da humanidade foram criados vários conceitos sobre deficiência mental, onde inicialmente as causas de tal “distúrbio” era atribuída ao misticismo, e as intervenções eram médicoterapeutica, essa situação ganha outra dimensão no século XIX, com o trabalho de Itard e a possibilidade de educar Victor, o menino selvagem, a partir daí surgiram novas abordagens, com suporte das correntes psicológicas e as intervenções pedagógicas, a principio segracionistas, mas o reconhecimento dos direitos sociais, dentre eles saúde e educação são assegurados por lei, e uma nova perspectiva de aprendizagem emerge, e são reconhecida as possibilidades de aprendizagem de conteúdos específicos como a escrita, considerada no passado um instrumento de poder, hoje é entendida como objeto social, pois é um importante e necessário instrumento de comunicação, é um patrimônio cultural. |
Palavras-chave: | Deficiência mental Escrita Aprendizagem |
CNPq: | Educação Especial |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | FACED /UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32331 |
Data do documento: | 15-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDILENE MOURA BEZERRA.pdf | 334,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.