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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação do deficiente mental: uma revisão histórica
Autor(es): Bezerra, Edilene Moura
Autor(es): Bezerra, Edilene Moura
Abstract: Este trabalho buscou compreender o conceito de deficiência mental e investigar as possibilidades de aprendizagens da escrita pelos educando com deficiência mental, para tanto foi feito uma revisão bibliográfica que pudesse evidenciar a ocorrência do fenômeno, e se verificou que durante um longo período da historia da humanidade foram criados vários conceitos sobre deficiência mental, onde inicialmente as causas de tal “distúrbio” era atribuída ao misticismo, e as intervenções eram médicoterapeutica, essa situação ganha outra dimensão no século XIX, com o trabalho de Itard e a possibilidade de educar Victor, o menino selvagem, a partir daí surgiram novas abordagens, com suporte das correntes psicológicas e as intervenções pedagógicas, a principio segracionistas, mas o reconhecimento dos direitos sociais, dentre eles saúde e educação são assegurados por lei, e uma nova perspectiva de aprendizagem emerge, e são reconhecida as possibilidades de aprendizagem de conteúdos específicos como a escrita, considerada no passado um instrumento de poder, hoje é entendida como objeto social, pois é um importante e necessário instrumento de comunicação, é um patrimônio cultural.
Palavras-chave: Deficiência mental
Escrita
Aprendizagem
CNPq: Educação Especial
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32331
Data do documento: 15-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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