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Title: O tributo ao bom vizinho: a obra de Walt Disney no Brasil durante a política de boa vizinhança
Authors: Costa, Marla Barbosa
???metadata.dc.contributor.advisor???: Sampaio, Marcos Guedes Vaz
Keywords: Americanização;Ideologia;Cinema;Disney;Brasil e Estados Unidos;Relações internacionais
Issue Date: 9-Oct-2020
Abstract: O presente trabalho busca analisar a participação das obras de Walt Disney nas relações entre Estados Unidos e América Latina, com especial destaque para o Brasil, durante a Política de Boa Vizinhança do governo Franklin Delano Roosevelt entre os anos de 1933 e 1945. O intuito do trabalho é avaliar, utilizando os conceitos de ideologia e cultura, de que forma o cinema de Walt Disney direcionado à América Latina contribuiu para a construção de um imaginário social latino-americano e brasileiro que acolheu uma visão de mundo e um estilo de vida norteamericanos. Durante a Política da Boa Vizinhança, as relações entre os Estados Unidos e os países da América do Sul e Central foram transformadas, avançando de um momento inicial caracterizado pela imposição econômica e ocupações militares estadunidenses na região, para outro centrado em acordos econômicos e intercâmbios culturais, dentre os quais, incluíam-se o envio de obras cinematográficas norte-americanas e recepção de artistas latino-americanos por parte dos Estados Unidos. Essa política teve como objetivo melhorar as relações estadunidenses com a América Latina, bem como manter afastadas possíveis influências europeias, sobretudo da Alemanha em função da ascensão do nazismo. O cinema foi uma das estratégias utilizadas visando à construção de uma relação mais sólida, por meio da disseminação de seu estilo de vida e sua concepção de organização social e econômica, de natureza capitalista, em um contexto de ameaças à ordem internacional construída pelas democracias ocidentais, com a ascensão socialista na URSS e do nazifascismo em algumas nações europeias. Neste cenário, a obra de Walt Disney contribui com sua ludicidade para diluir resistências e estabelecer uma aproximação cultural e identitária, ajudando a fortalecer os laços entre os Estados Unidos e a América Latina e o Brasil.
The present work seeks to analyze the participation of Walt Disney works in the relations between the United States and Latin America, with special emphasis on Brazil, during the Good Neighborliness Policy of the Franklin Delano Roosevelt government between 1933 and 1945. This work is to evaluate, using the concepts of ideology and culture, how Walt Disney's cinema directed to Latin America contributed to the construction of a Latin American and Brazilian social imaginary that embraced a North- American's vision of the world. During the Good Neighborliness’s Policy, relations between the United States and the countries of South and Central America were transformed, advancing from an initial moment characterized by economic imposition and US military occupations in the region, to another centered on economic agreements and cultural exchanges, among which included the sending of North American cinematographic works and reception of Latin American artists by the United States. This policy aimed at improving US relations with Latin America, as well as possible keeping far away European influences, especially from Germany because of the rise of Nazism. Cinema was one of the strategies used to build a more solid relationship through the dissemination of its life style and its conception of capitalist social and economic organization in a context of threats to the international order built by Western democracies, with the socialist rise in the USSR and Nazi-fascism in some European nations. In this scenario, the work of Walt Disney contributes with its playfulness to dilute resistances and establish a cultural and identity approach, helping to strengthen the ties between the United States and Latin America and Brazil.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32324
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