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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologia de retorno sobre o investimento em marketing cultural: uma ferramenta para mensurar retornos e potencializar investimentos em cultura
Autor(es): Guimarães, Gabriela Almeida
Santos, Saville Alves
Autor(es): Guimarães, Gabriela Almeida
Santos, Saville Alves
Abstract: Esta memória trata do processo de desenvolvimento e elaboração do produto "Metodologia de Retorno sobre o Investimento em Marketing Cultural". A atividade de patrocínio vem se modificando em todas as partes do mundo e crescendo em termos de volume de investimento. No Brasil observa-se que o patrocínio vem crescendo como ferramenta de marketing de empresas para promover suas marcas. Por conta disso, desenvolvemos a metodologia, que propõe quatro etapas para avaliar o retorno que determinado patrocínio ou ação cultural gerou para as organizações patrocinadoras. Nesta memória encontram-se os resultados do levantamento teórico que propiciou e incentivou o desenvolvimento da metodologia, uma análise estratégica sobre o cenário do marketing cultural brasileiro, o percurso metodológico utilizado na construção deste produto e a trajetória das autoras durante a graduação em Produção em Comunicação e Cultura.
Palavras-chave: Marketing cultural
Patrocínio
Roi
Rimc
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CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACOM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32320
Data do documento: 8-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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