Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32246
Tipo: Tese
Título: Protagonismo humano-não-humano nas práticas pedagógicas.
Autor(es): Silva, Patrícia Maria da
Autor(es): Silva, Patrícia Maria da
Abstract: O objetivo geral da tese foi compreender relações humanas-não-humanas nas práticas pedagógicas sob o guarda-chuva das teorias pós-humanas, baseado na sociomaterialidade e utilizando a Actor-Network Theory. Uma das principais tarefas deste trabalho foi colocar o protagonismo humano-não-humano nas práticas pedagógicas, nos mostrando redes de interações sociotécnicas, com o objetivo de (des)individualizar e superar a perspectiva exclusivamente humana. Este nivelamento ontológico derivou das observações empíricas da controvérsia Escola sem Partido. Metodologicamente utilizamos a pesquisa pós-qualitativa fundamentada numa visão não-antropocêntrica, desmascarando as maneiras pelas quais estamos enraizados em ideologias humanistas. Dialogamos com a etnografia das redes sociotécnicas e com a cartografia de controvérsia, como forma de conhecer nossa realidade. Identificamos transformações pedagógicas emergindo ou entrando em existência no encontro de todos os atores envolvidos: cartaz, projeto de lei, professores, políticos, estudantes, materiais didáticos, ideias, práticas educacionais. A influência dos artefatos como atores sociais revelaram poderes que são pouco reconhecidos nas pesquisas educacionais e que afetaram com autoridade as práticas pedagógicas. Sob essa compreensão, somos capazes de reconhecer a agência igualitária e distribuída de todos os elementos humanos e não-humanos nas práticas pedagógicas e constatar como a Educação é montada como uma rede de práticas. As práticas pedagógicas, numa visão pós-humana, são atividades mais-que-humanas, realizadas em redes sociotécnicas, que interagem e formam alianças, vínculos, performances e poder, a partir de determinadas atividades instituídas. Trazer à superfície os arranjos e vínculos, as traduções, as performances políticas nas associações humanos-não-humanos abriu possibilidades para desterritorializar e reterritorializar o espaço social constituído no cruzamento de seus próprios interesses, pois pessoas, discursos, práticas, objetos/coisas, natureza, etc., são associações inseparáveis.
ABSTRACT The general objective of the thesis was to understand human-nonhuman relations in pedagogical practices under the umbrella of posthuman theories, based on sociomateriality and using the Actor-Network Theory. One of the main tasks of this work was to incorporate human-nonhuman protagonism into pedagogical practices in order to reveal networks of sociotechnical interactions, aiming to (de)individualize and surpass the solely human perspective. This ontological leveling was derived from the empirical observations of the School Without Party (Escola Sem Partido) controversy in Brazil. We use post-qualitative research based on an nonanthropocentric approach, unmasking the ways in which we are rooted in humanist ideologies. The study maintains dialogue with the ethnography of sociotechnical networks and with a cartography of controversy as a way of understanding our reality. We identify pedagogical transformations emerging at the confluence of all actors-elements involved: posters, pipeline legal policies, teachers, politicians, students, teaching materials, ideas, educational practices, etc. The influence of artifacts as social actors reveals powers that are poorly recognized in educational research and have authoritatively affected pedagogical practices. On the basis of this understanding, we are able to recognize the egalitarian and distributed agency of all human and nonhuman elements in pedagogical practices and to see how Education is assembled as a network of practices. Pedagogical practices, from a posthuman perspective, are more-thanhuman activities, performed in sociotechnical networks, which interact and generate alliances, bonds, performances and power, based on certain instituted activities. Shedding light on the arrangements and bonds, translations, political performances in human-nonhuman associations opens possibilities for desterritorializing and reterritorializing the social space constituted at the intersection of these respective interests, since people, discourses, practices, objects/things, Nature, etc., are inseparably associated.
Palavras-chave: Educação
Práticas Pedagógicas
Pós-Humanismo
Sociomaterialidade
Teoria Ator-Rede
Education
Pedagogical Practice
Posthumanism
Sociomateriality
Actor-Network Theory
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32246
Data do documento: 23-Set-2020
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.pdf5,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.