DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Profissional (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32231

Title: Desenvolvimento de nova funcionalidade para o Sistema de Informação Hospitalar para registro e análise por distrito sanitário e bairro no município de Salvador, 2019.
Authors: Livramento, Humberto Lago
???metadata.dc.contributor.advisor???: Aragão, Erika dos Santos
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Guimarães, Jane Mary de Medeiros
Keywords: Sistema de Informação em Saúde;Sistema de Informações Hospitalares;Planejamento e Gestão em Saúde;Análise de Situação de Saúde;Distrito Sanitário;Tabwin
Issue Date: 17-Sep-2020
Abstract: Os Sistemas de Informação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) são importantes para subsidiar o Planejamento e Gestão em Saúde. Dentre os sistemas disponíveis no Brasil, o Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS), a despeito de ter sido criado para pagamentos e auditoria, vem sendo utilizado para estudos relacionados para análise de situação de saúde, de gestão de qualidade hospitalar, avaliação de impacto de programas, impacto econômico dentre outras aplicações que podem contribuir para o aperfeiçoamento do SUS. Os dados do SIH são disponibilizados pelo DATASUS, através dos arquivos dissemináveis (DEF) e tabulados pelo aplicativo Tabwin. Ele disponibiliza um conjunto de dados sobre os internamentos realizados no SUS, sendo uma das variáveis disponibilizadas o Código de Endereçamento Postal do internado, que, no entanto, não é utilizado para análise espacial na perspectiva de logradouro, bairro e Distrito Sanitário. Neste trabalho buscou-se desenvolver a funcionalidade de zoneamento por distrito e bairro de moradores da cidade de Salvador a partir dos dados SIH/DATASUS no Tabwin e no site Tabnet Salvador, este sob a governança da Subcoordenadoria de Informação SUS (SUIS), vinculado à Secretaria de Municipal de Salvador (SMS), que já realiza o mapeamento por distritos dos Sistemas SINAN, SINASC e SIM. Ao agregar a funcionalidade, abre oportunidades para pesquisadores acadêmicos e profissionais, inclusive para contribuir na construção do Plano de Municipal de Saúde, disponibilizando informações para Diretoria de Planejamento Estratégico Gestão (DEPEG) e Grupos de Trabalhos de Planejamento Central e Distrital, na análise do perfil e localização de morbidades. Considerando os elevados gastos do SUS na atenção terciária trata-se de uma aplicação importante para melhoria da eficiência do sistema, bem como para a abordagem considerando a perspectiva territorial, o que pode melhorar a relação entre os diferentes níveis de complexidade.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32231
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISS_MP_Humberto_Lago_Livramento_2019.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA