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Title: Cultura científica e popularização da ciência: o Programa Popciências da FAPESB na agenda política de ciência, tecnologia e inovação da Bahia
Authors: Alcântara, Mariana Menezes
???metadata.dc.contributor.advisor???: Bortoliero, Simone Terezinha
Keywords: Cultura científica;Políticas públicas;Popularização da ciência;Ciência;Divulgação científica
Issue Date: 10-Sep-2020
Abstract: O presente trabalho busca realizar uma análise das políticas públicas de ciência e tecnologia sob o viés da popularização da ciência na Bahia, bem como investigar a inserção desta temática na agenda política brasileira. Pretende-se analisar a contribuição da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) que, por meio de seu Programa de Popularização da Ciência (Popciências), tem lançado desde 2006 chamadas públicas para a realização de eventos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, além de criar editais direcionados para a pesquisa e extensão. Para tanto, foram entrevistados os gestores do Popciências e também professores contemplados nos editais. Outro ponto da pesquisa diz repeito ao mapeamento dos editais lançados de 2006 a 2011, cujo material foi analisado nas seguintes categorias: 1) O percentual de contemplação por natureza das instituições; 2) O percentual de contemplações por instituição; 3) O grau de titulação dos proponentes contemplados; 4) A distribuição dos projetos contemplados por áreas e sub-áreas do conhecimento; 5) A quantidade de vezes em que uma cidade baiana foi citada como local de realização de atividades de popularização da ciência previstas nos projetos beneficiados e 6) A distribuição destas atividades por território de identidade. Por meio do material explorado pretende-se responder à seguinte questão: como a Fapesb, por meio dos editais Popciências, promove a cultura científica no estado da Bahia? Dentro deste contexto, espera-se contribuir para responder aos desafios do desenvolvimento socioeconômico por meio da democratização do conhecimento científico, proporcionando uma reflexão sobre a criação ou não de uma cultura científica que insira o cidadão no debate científico no Estado. Para isto, visamos a utilização dos referenciais da Análise de Política, dos Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (ETCS) e dos estudos sobre a Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência.
This study aims to perform an analysis of public policies on science and technology under the bias of science popularization in Bahia, as well as investigating the inclusion of this issue in Brazilian political agenda. The purpose is to analyze the contribution of the Foundation for Research Support of the State of Bahia (Fapesb) that through its Program for the Popularization of Science (Popsciences), has from 2006 launched calls for holding public events during the National Week of Science and Technology, besides creating announcements directed to research and extension. To this end, the managers of Popsciences were interviewed and teachers also included in the public calls. Another research regards mapping of calls performed from 2006 to 2011, which was analyzed in the following categories: 1) The percentage of contemplation by the nature of institutions; 2) The percentage of contemplations by institution; 3) The degree of titration of the proponents contemplated; 4) The distribution of the projects contemplated by areas and sub-areas of knowledge; 5) The number of times that a town in Bahia was cited for taking place the science popularization activities envisaged in the projects benefited and 6) The distribution of these activities by territory identity. Through exploring the material is intended to answer the following question: how does Fapesb, through Popsciences public calls promote scientific culture in the state of Bahia? Within this context, the expectation is to contribute by responding to the challenges of socioeconomic development, by means of democratization of scientific knowledge, providing a reflection on the establishment or not of a scientific culture that introduces the public in scientific debate in the State. For this, the use of references was employed on Policy Analysis, Studies on Science, Technology and Society (ETCS) and studies on Scientific Disclosure and Public Communication of Science.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32207
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