DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Dissertações de Mestrado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32190

Title: Saberes e protagonismo da criança no contexto educativo da comunidade do Alto das Pombas.
Authors: Santos, Juliana Cristina Souza
???metadata.dc.contributor.advisor???: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Keywords: Criança;Educação;Culturas populares;Protagonismo;Cultura popular;Atenção em crianças;Educação – Aspectos sociais;Alto das Pombas (Salvador, BA);Education;Protagonism;Popular cultures;Children
Issue Date: 7-Sep-2020
Abstract: Esta dissertação busca trazer olhares para as experiências e uma escuta atenta das crianças do Alto da Pombas, em Salvador-BA, um bairro de classe popular de maioria negra, contribuindo na perspectiva de entendê-las como sujeitos e protagonistas. A pesquisa foi norteada pela abordagem etnográfica, multirreferencial e o pensamento decolonial como ancoragens metodológicas. Sendo as formas de aprendizado das culturas populares base para a construção das ações de escuta junto as crianças. O trabalho reflete sobre a importância e a necessidade de entender as crianças como protagonistas nas relações e dentro dos contextos educativos, pensando a partir de uma não hierarquização dos saberes e reconhecendo a multiplicidade das maneiras de produzir e viver os conhecimentos que existem em nosso contexto. Questões como: de que maneira a atuação das crianças apresenta caminhos de reflexão agregadora e inovadora para agir sobre a prática educativa dentro de um contexto não hierarquizante? Como podemos escutar verdadeiramente as crianças trazendo as contribuições que elas protagonizam? Que mensagens sobre cuidado, atenção e relação não hierárquica as crianças nos apresentam? A partir dos resultados e com base na articulação entre teoria e vivência foi possível compreender a importância da escuta e da construção conjunta com as crianças, uma ética de coexistência que respeita as singularidades sem hierarquizá-las.
ABSTRACT This dissertation, tooks for bringing a view to the experiences and a careful listening of the children from Alto das Pombas, Salvador-BA, a popular class neighborhood with the majority of its population constituted of black people, contributing on the perspective of understading them as subjects and protagonists. The research was guided by the ethnographical approach, multirreferencial and the decolonial thought as methodological basis. The ways of learning of the popular cultures being the base for the construction of the listening actions with the children. The work thinks over the importance and the need of understanding the children as protagonists in the relations and inside the educational contexts, thinking from a non- hierarchical view of knowledge and recogninzing the multiplicity of ways of producing and living the knowledges exisiting in our context. Issues like: in which way the children is performance shows ways of aggregating and innovative thinking to act over the educational practice within a non-hierarchical context? How can we truly listen to the children bringing the contributions of which they lead? Which messages about care, attention and non-hierarchical relation they present to us? From the results and based on the articulation between theory and living experience was possible understading the importance of the listening and the conjunct construction with the children, a coexistence ethics which respects the singularities without ranking them.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32190
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SABERES_E_PROTAGONISMO_DA_CRIANÇA_NO_CONTEXTO_EDUCATIVO_DA_COMUNIDADE_DO_ALTO_DAS_POMBAS_Juliana_C_S_Santos.pdf12.6 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA