Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32186
Tipo: Tese
Título: A dramaturgia da commedia dell'arte e a escrita criativa da comédia
Autor(es): Rabelo, Carlos
Autor(es): Rabelo, Carlos
Abstract: Essa tese de doutorado é sobre a influência do gênero teatral commedia dell’arte na escrita da comédia. É um estudo bibliográfico, com um lado pedagógico e de pesquisa em Artes Cênicas com foco em nova dramaturgia cômica. Aborda a relação entre o improviso e a escrita teatral. Apresenta um estudo histórico sobre a commedia dell’arte, suas diversas definições e uma breve história dessa forma de arte. É um estudo em Escrita Criativa, que comenta e compara peças teatrais de autores como Goldoni, Scala, Suassuna, Brecht, Molière e Shakespeare para apontar semelhanças e estruturas recorrentes da escrita dramática. Com base nessas observações, propõe uma lista de exercícios voltados ao ensino da dramaturgia, com foco no humor e na comédia. Por fim, apresenta uma comédia inédita chamada Os sofrimentos do velho Afonso, que é o resultado prático da pesquisa.
This doctoral thesis is about the influence of commedia dell'arte on comedy writing. It is a bibliographical study, with a pedagogical side, and a research in Performing Arts focusing on new comic drama. It addresses the relationship between improvisation and playwriting. It presents a historical study of commedia dell'arte, its various definitions and a brief history of this art form. It is also a study in Creative Writing, that comments and compares plays by authors such as Goldoni, Scala, Suassuna, Brecht, Molière and Shakespeare, to point out similarities and recurring structures of dramatic writing. Based on these observations, it proposes a list of exercises aimed at teaching drama, focusing on humor and comedy. Finally, it presents a new comedy called Os sofrimentos do velho Afonso, as a practical result of this research.
Palavras-chave: commedia dell'arte
comédia
dramaturgia
escrita criativa
CNPq: Teatro
Literatura
Dramaturgia
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGAC
metadata.dc.publisher.program: Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32186
Data do documento: 5-Set-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese deposito .docx512,93 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.