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Title: A importância da consciência fonológica para o aprimoramento da escrita: práticas de (re)alfabetização e letramento
Authors: Nascimento, Silvana Santos Damasceno
???metadata.dc.contributor.advisor???: Gayer, Juliana Escalier Ludwig
Keywords: Aquisição da escrita;Consciência fonológica;Desvios ortográficos;writing acquisition;phonological awareness;orthographic deviations.
Issue Date: 31-Aug-2020
Abstract: Este Memorial de formação acadêmica, intitulado “A importância da consciência fonológica para o aprimoramento da escrita: práticas de re)alfabetização e letramento”, apresenta os resultados de um trabalho de intervenção pedagógica feito a partir da investigação sobre os aspectos fonológicos que interferem na escrita dos alunos do sexto ano da Escola Municipal Solange Coelho na cidade de Lauro de Freitas-BA. O trabalho fundamenta-se basicamente nos pressupostos teóricos de Nobile e Barrera (2009), Morais (2010) e Lemle (1987) sobre a complexidade do sistema de escrita; nas postulações de Soares (2018) acerca das controvérsias teóricas que envolvem o processo de alfabetização e letramento e nas ideias de Bagno (2017), Bortoni-Ricardo (2005) e Mollica (2003) sobre a sociolinguística na perspectiva do ensino na língua materna. O objetivo do trabalho foi minimizar os índices de desvios ortográficos dos estudantes do sexto ano a partir do desenvolvimento da consciência fonológica dentro de uma perspectiva que possibilite a reflexão e a autocorreção de suas produções escritas. A justificativa da proposta de intervenção desenvolvida assenta-se no fato da grande dificuldade encontrada pelos alunos ao escrever com correção ortográfica. A metodologia adotada consistiu numa pesquisa de cunho etnográfico através da qual foram analisados os casos de desvios de escrita mais frequentes nas produções dos alunos que apresentaram dificuldades de compreensão e produção textual. Os dados, obtidos durante a realização de uma avaliação diagnóstica ocorrida no mês de janeiro de 2019, na unidade escolar, permitiram identificar altos índices de desvios ortográficos motivados por influência da fala, por dificuldades na representação de vogais nasais, por troca de letras, por problemas na composição de sílabas complexas, entre outros. Estas informações orientaram a elaboração das atividades pedagógicas que, ancoradas nos princípios da Fonologia, trouxeram como resultado: a redução no quantitativo de desvios ortográficos relacionados à transcrição da fala no tocante ao apagamento do “r” em posições final e medial na sílaba, à monotongação e ao alçamento vocálico; a compreensão e sistematização das regularidades e irregularidades que norteiam a representação gráfica das vogais nasais; entendimento acerca da diversidade do padrão silábico do português brasileiro e, consequente, diminuição dos desvios ortográficos relacionados às sílabas complexas; maior predisposição dos estudantes para escrever textos e automonitoramento das produções textuais em função das discussões feitas durante as aulas do projeto.
ABSTRACT This Memorial of Academic formation, entitled “The importance of phonological awareness for the improvement of writing: practices of (re) initial reading instruction and literacy”, presents the results of a pedagogical intervention work made from the investigation of the phonological aspects that interfere with writing of sixth grade students at Solange Coelho Municipal School in the city of Lauro de Freitas-Ba. The work is basically based on the theoretical assumptions of Nobile and Barrera (2009), Morais (2010) and Lemle (1987) about the complexity of the writing system; Soares (2018) postulates about the theoretical controversies involving the initial reading instruction and literacy process and Bagno (2017), Bortoni-Ricardo (2005) and Mollica (2003) ideas about sociolinguistics from the perspective of teaching in the mother tongue. The objective of this work was to minimize the indexes of sixth grade students' orthographic deviations from the development of phonological awareness within a perspective that allows the reflection and self-correction of their written productions. The justification of the proposed intervention developed is based on the great difficulty encountered by students when writing with spelling correction. The adopted methodology consisted of an ethnographic research through which the most frequent writing deviations in the productions of students who presented difficulties in reading, comprehension and textual production were analyzed. The data obtained during a diagnostic evaluation held in January 2019, in the school unit, allowed to identify high rates of spelling deviations motivated by speech influence, difficulties in the representation of nasal vowels, exchange of letters, problems in the composition of complex syllables, among others. This information guided the elaboration of the pedagogical activities that, based on the principles of Phonology, brought as a result: the reduction in the number of orthographic deviations related to speech transcription regarding the erasure of the “r” in the syllable final and medial positions, the monotongation and the vowel elevation; the understanding and systematization of the regularities and irregularities that guide the graphic representation of nasal vowels; understanding about the diversity of the syllable pattern of Brazilian Portuguese and, consequently, the reduction of orthographic deviations related to complex syllables; greater willingness to write texts and self-monitoring of textual productions due to discussions made during project classes.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32176
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