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Title: Por uma extensão universitária transformadora: caminhos para uma abordagem crítica e dialógica na mediação da ação teatral
Authors: Silva, Anita
???metadata.dc.contributor.advisor???: Mendonça, Célida
Keywords: Extensão Universitária;Teatro na Educação;Teatro em Comunidades;Teatro do Oprimido
Issue Date: 9-Aug-2020
Abstract: Esta tese consiste em uma pesquisa qualitativa que tem como objeto de investigação a mediação da ação teatral em atividades de extensão universitária. Os campos de conhecimento que este estudo compreende circulam entre as artes cênicas e a educação, relacionando-se ao objeto de estudo por um viés sociopolítico. Parte-se do questionamento a respeito de qual é a responsabilidade social da universidade pública, representada especialmente pela extensão, que integra o tripé universitário juntamente com o âmbito do ensino e da pesquisa. A extensão possui critérios e diretrizes indicados por documentos oficiais, lapidados ao longo de anos via os Fóruns de Pró-Reitores de Extensão, que definiram como esta deve atuar, e que princípios estruturadores deve seguir, como, por exemplo, o da interação dialógica. Com o fim de pesquisar uma prática de ensino teatral congruente com as diretrizes indicadas, questiona-se quais estratégias pedagógicas teatrais podem ser utilizadas para desenvolver uma prática extensionista transformadora. É travado um diálogo com autores de abordagens críticas como Paulo Freire, Augusto Boal e Bertolt Brecht e realizada uma análise sobre práticas de mediação da ação teatral capazes de serem convergentes com as normas extensionistas. A partir disto, problematiza-se se estes procedimentos estudados são úteis para serem sistematizados de forma a gerarem princípios de uma pedagogia teatral para a extensão universitária, o que ocasionou a investigação prática da pesquisa, via a criação de um curso de extensão oferecido a jovens adolescentes do município de Seabra-BA. Desta forma, a tese é estruturada essencialmente em três partes. Na primeira, investiga-se o papel social da universidade pública e sua forma de produção de conhecimento, onde são aferidas obras, artigos e trabalhos acadêmicos sobre o tema, além dos documentos normativos oficiais da extensão universitária. Na segunda parte, é aprofundado o estudo de abordagens e estratégias de mediação da ação teatral sob a ótica de um ensino transformador extensionista, como o Teatro em Comunidades. São analisadas teorias dialógicas de educação e teatro, focalizando na atitude e postura do professor. Na terceira parte, é examinada a investigação prática com o grupo-sujeito, gerando princípios para a mediação da ação teatral na extensão universitária. Os resultados da pesquisa evidenciam que as pedagogias críticas teatrais averiguadas e aplicadas em prática podem oferecer ferramentas de abordagem de ensino críticas e dialógicas, tornando se norteadoras para a edificação de uma pedagogia extensionista transformadora na mediação da ação teatral.
This doctoral thesis consists of a qualitative research, which has the theatrical action mediation as its object of research in university extension activities. This study comprises the fields of knowledge that show a correlation between the performing arts and education, relating to the object of study through a socio-political lens. It begins questioning what is the social responsibility of the public university, represented especially by the extension activities, that integrate the three axes of the university, together with teaching and research. The extension activities have criteria and guidelines indicated by official documents, developed over the years through the University Extension Activities ProRectors Forums, which established how these activities should operate, and what structuring principles they should follow, such as the one of dialogic interaction. With the purpose of researching a theatrical action mediation practice consistent with the indicated guidelines, it is questioned which theatrical pedagogical strategies can be deployed to develop transformative university extension activities. A dialogue is held with authors who have critical approaches such as Paulo Freire, Augusto Boal and Bertolt Brecht and an analysis is made of theater teaching practices capable to converge to university extension regulations. From this point onwards, it is problematized if these studied procedures are useful in a way to be systematized in order to generate principles of a theatrical pedagogy for the university extension, which led to the practical part of the research, through the creation of an extension course offered to adolescents from the municipality of Seabra, a town in the state of Bahia, Brazil. Thus, this doctoral thesis is essentially structured in three parts. In the first one, the research is about the social role of the public university and its form of knowledge production, where works, articles and academic works about the theme are examined, besides the official normative documents of the university extension activities. In the second part, the study of methods and tactics of theatrical action mediation is deepened from the perspective of a transformative education through an university extension activitiy, as Community Theatre. Dialogic theories of education and theater are explored, focusing on the attitude and conduct of the teacher. In the third one, the practical part of the research with the subject group is analyzed, generating principles for the teaching of theater in the university extension. The research results show that the theatrical critical pedagogies investigated and applied in practice can offer tools to approach teaching in critical and dialogic ways, becoming the guiding principles to the construction of a transformative pedagogy for theatrical action mediation as an university extension activity.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32098
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