Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32091
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade dos registros de ocupação nas doenças associadas ao asbesto no sistema de informação sobre mortalidade, Brasil
Autor(es): Santos, Franciana Cristina Cavalcante Nunes dos
Autor(es): Santos, Franciana Cristina Cavalcante Nunes dos
Abstract: Objetivo – Estimar a qualidade do registro da ocupação no Sistema de Informação sobre Mortalidade, SIM, para os óbitos por doenças associadas ao asbesto no Brasil. Métodos – Este é um estudo transversal, conduzido com dados de óbitos de trabalhadores maiores de 16 anos de idade, registrados no SIM, entre 2000-2016, com diagnósticos de doenças associadas ao asbesto: mesotelioma, asbestose e placas pleurais. O registro da “ocupação” foi analisado para a completude e consistência. Resultados – Foram identificados 3.764 registros, entre os quais 20,2% (n=760) dos campos ocupação não estavam preenchidos. Dados inválidos da ocupação representaram 40,1% (n=1.508), concentrando-se, especificamente, em registros de aposentados e donas de casa, não reconhecidos como ocupações. Casos de asbestose tiveram a pior qualidade, 69,0% de incompletude/inconsistência e, correspondentemente, 64,2% para as placas pleurais. A má qualidade do registro de ocupação foi superior a 50,0% dos registros de DAA em todas as regiões do país. Não houve diferenças expressivas da qualidade dos registros de ocupação em relação aos diagnósticos específicos, se DAA ou outros. Conclusão – A qualidade do registro da ocupação no SIM foi ruim, tanto para as doenças associadas ao asbesto quanto outros diagnósticos, especialmente no que se refere a completude dos dados e a consistência, em relação à CBO.
Palavras-chave: Qualidade de Registro
Ocupação
Sistema de Informação
Óbitos
Doenças Associadas ao Asbesto
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32091
Data do documento: 5-Ago-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-FRANCIANA-CRISTINA-DOS-SANTOS_2019.pdf613,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.