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Tipo: Dissertação
Título: Museu do Bloco Afro Ilê Aiyê: um espaço de memória e etnicidade.
Autor(es): Freitas, Joseania M iranda
Autor(es): Freitas, Joseania M iranda
Abstract: Esta dissertação refere-se a uma pesquisa-ação junto ao Bloco Afro Ilê Aiyê, com o objetivo de implantar o seu museu, incorporando as questões étnicas à prática museológica, a partir da ação educativa do Movimento Negro Organizado. O Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro de Salvador, se constitui num grupo organizado de ação e consciência negra. Nas diversas fases de elaboração do museu houve uma preocupação em manter a dinâmica cotidiana do bloco, considerando o ciclo de eventos constante em seu calendário fixo anual. Este ciclo reflete as preocupações básicas do grupo com relação à criação e recriação de uma identidade especificamente negra, relembrada a partir da ancestralidade africana, realimentada no Candomblé. Nesta perspectiva, o entendimento do processo museológico vivenciado teve como ponto de partida a necessidade de desligamento da visão elitista e etnocêntrica que tem permeado a Museologia. Considerando a diversidade humana e o contexto pluricultural, buscou-se a construção de práticas que levassem a concepção de museu como espaço educativo.
RESUMÉ Ce Mémorial de maître fait référence à une recherche-action avec le Bloc Afro Ilê Aiyê, dans le but de mettre en place son musée, en intégrant les questions ethniques dans la pratique muséologique, basée sur l'action éducative du mouvement noir organisé. Ilê Aiyê est le premier bloc afro de Salvador, c'est un groupe organisé d'action et de conscience noire. Dans les différentes phases d'élaboration du musée, il y avait un souci de maintenir la dynamique quotidienne du bloc, considérant le cycle des événements constant dans son calendrier annuel fixe. Ce cycle reflète les préoccupations fondamentales du groupe concernant la création et la recréation d'une identité spécifiquement noire, rappelée de l'ascendance africaine, réinjectée au candomblé. Dans cette perspective, la compréhension du processus muséologique expérimenté avait pour point de départ la nécessité de se déconnecter de la vision élitiste et ethnocentrique qui a imprégné la Muséologie. Compte tenu de la diversité humaine et du contexte pluriculturel, nous avons cherché à construire des pratiques qui conduiraient à la conception d'un musée comme espace éducatif.
Palavras-chave: Museu e etnicidade
Ilê Aiyê
Movimento Negro
Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Ayê - Museus
Museus - Aspectos educacionais
Negros - Identidade étnica
Movimento negro Unificado (Brasil)
Movimento sociais
Conscientização racial
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED/UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32081
Data do documento: 3-Ago-2020
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