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Title: Mindfulness, regulação emocional e carreira acadêmica: uma investigação com estudantes de pós-graduação
Authors: Peixoto, Liana Santos Alves
???metadata.dc.contributor.advisor???: Gondim, Sonia Maria Guedes
Keywords: Mindfulness;Regulação emocional;Bem-estar psicológico;Formação acadêmica
Issue Date: 30-Jul-2020
Abstract: O objetivo geral da tese foi o de analisar os efeitos da prática de mindfulness na reatividade emocional, na regulação emocional, e também na percepção de bem-estar psicológico e de estresse em estudantes de pós-graduação. A escolha desta população decorre do aumento do sofrimento psíquico de estudantes no enfrentamento de demandas emocionais na formação acadêmica. Esperava-se que a intervenção baseada em mindfulness viesse a reduzir a reatividade emocional e a percepção de estresse, além de aumentar a percepção de bem-estar psicológico e a atenção plena, com melhorias no processo regulatório das emoções vivenciadas no contexto da pós-graduação. Na revisão de literatura sobre as relações de mindfulness e o processo de regulação emocional, foi indicada a necessidade de mais estudos que considerassem o aspecto processual de mindfulness e possibilitassem capturar a vivência subjetiva da prática de mindfulness. Foram então propostos dois estudos empíricos, para explorar diferentes efeitos da prática de mindfulness. O primeiro estudo teve como objetivo explorar os efeitos desta prática na reatividade emocional, mensurada a partir de medidas de a) autopercepção sobre valência e alerta na avaliação de imagens afetivas; e b) oscilação postural na visualização destas imagens. No segundo estudo investigou-se os efeitos da prática de mindfulness na regulação emocional, mensurada por escalas de percepção de estresse e bem-estar psicológico e entrevistas pré e pós-intervenção. Participaram do estudo 45 estudantes de pós-graduação, alocados aleatoriamente em grupos de intervenção e controle. Foram aplicadas medidas pré e pós-intervenção baseadas em mindfulness. Procederam-se a testes de análise de variância de medidas repetidas e, no caso das entrevistas, fez-se uso da técnica de análise de conteúdo temática. Nos resultados do primeiro estudo empírico foi demonstrado mudança no padrão postural basal do grupo de intervenção, somente nas imagens neutras, com aumento da oscilação postural, sugerindo maior exploração do espaço pessoal, bem como redução na percepção de alerta nas imagens desagradáveis entre os estudantes que passaram pela intervenção. Nos resultados do segundo estudo empírico foi observado um aumento nos níveis de atenção plena e no bem-estar psicológico, com redução do estresse percebido e uso de estratégias de enfrentamento ao estresse nos grupos de intervenção. Apesar de algumas limitações, a tese traz evidências empíricas de efeitos positivos da prática de mindfulness. Espera-se que os resultados sejam incorporados nos processos de formação de novos pesquisadores, tornando-os mais capazes de lidar com os desafios de uma carreira com demandas crescentes que requerem maior gerenciamento emocional.
The general objective of the thesis was to analyze the effects of the practice of mindfulness on emotional reactivity, emotional regulation, and also on the perception of psychological well-being and stress of postgraduate students. The choice of this population results from the increase in the psychological distress of students in facing emotional demands of academic training. It was expected that the mindfulness-based intervention would reduce emotional reactivity and the perception of stress, in addition to increasing the perception of psychological well-being and mindfulness, with improvements in the regulatory process of emotions experienced in the context of postgraduate studies. In the literature review on mindfulness relationships and the process of emotional regulation, the need for further studies that considered the procedural aspect of mindfulness and made it possible to capture the subjective experience of mindfulness practice was indicated. Two empirical studies were then proposed to explore different effects of mindfulness practice. The first study aimed to explore the effects of this practice on emotional reactivity, measured from a) self-perception of valence and arousal in the assessment of affective images; and b) postural oscillation when viewing these images. In the second study, the effects of mindfulness practice on emotional regulation were investigated, measured by scales of stress perception and psychological well-being and pre- and post-intervention interviews. 45 graduate students participated in the study, randomly allocated to intervention and control groups. Pre- and post-intervention measures were applied. Tests of variance analysis of repeated measures were carried out and, in the case of the interviews, the thematic content analysis technique was used. The results of the first empirical study showed a change in the baseline postural pattern of the intervention group, only in neutral images, with increased postural sway, suggesting greater exploration of personal space, as well as a reduction in the perception of arousal in unpleasant images among students who went through the intervention. The results of the second empirical study showed an increase in levels of mindfulness and psychological well-being, with a reduction in perceived stress and the use of strategies to cope with stress in the intervention groups. Despite some limitations, the thesis provides empirical evidence of positive effects of mindfulness. It is expected that the results will be incorporated into the training processes of new researchers, making them more capable of dealing with the challenges of a career with increasing demands that require greater emotional management.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32070
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