Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32000
Tipo: Tese
Título: Comunidades nativas e áreas de preservação: tensões entre políticas ambientais e o uso do território no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Autor(es): Nascimento, Maria Medrado
Autor(es): Nascimento, Maria Medrado
Abstract: O presente estudo discorre sobre os conflitos socioambientais decorrentes das sobreposições territoriais entre Unidades de Conservação de Proteção Integral, dentre elas, os Parques Nacionais, e territórios tradicionalmente ocupados por populações nativas. Ameaçadas de serem realocadas, conforme orientação da legislação ambiental brasileira, o reconhecimento destas populações como "tradicionais" se configura como uma ferramenta de luta pela permanência em seus territórios, uma vez que é reconhecida pela legislação nacional e por tratados internacionais que dispõem sobre os direitos sociais relacionados à cultura e ao meio ambiente. Por meio de um estudo de caso sobre o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), a presente pesquisa procurou compreender a relação entre as vinte quatro comunidades localizadas no seu interior e a gestão do Parque, identificando as convergências, divergências, conflitos, negociações e formas de cooperação entre práticas de vida tradicionais e os objetivos de uma área de proteção ambiental. Nesse sentido, a presente pesquisa busca compreender como as lutas por justiça social e por preservação ambiental no Brasil acontecem no percurso da redemocratização do país e da sua aderência a valores transnacionais. O principal dilema encontrado se refere à possibilidade ou não da existência de uma política conciliatória entre interesses sociais e ambientais no Parque Nacional na Chapada Diamantina, procurando compreender a forma que essa política vem sendo operada e identificando as suas limitações e potencialidades.
Palavras-chave: Conflitos socioambientais
Comunidades nativas e tradicionais
Parque Nacional
Chapada Diamantina
CNPq: Ciências Sociais
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32000
Data do documento: 1-Jul-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maria Medrado Nascimento FINAL 2018.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.