Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31976
Tipo: Tese
Título: O trato com o conhecimento da cultura corporal no currículo do ensino médio integrado á educação profissional do Instituto Federal Baiano: contribuições para uma educação politécnica.
Autor(es): Lordelo, Petry Rocha
Autor(es): Lordelo, Petry Rocha
Abstract: O presente estudo situa-se entre os que têm como objeto de investigação o trato com o conhecimento da cultura corporal, no currículo escolar do Ensino Médio, em especial do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O problema síntese foi delimitado a partir da problemática que se expressa nas contradições sobre a negação do conhecimento e o rebaixamento teórico dos estudantes, mediados, inclusive, pelas políticas do Estado burguês, que incidem na área de Educação e pela concepção de projeto histórico que é concreto, amarrado às condições existentes, postula fins e meios e fornece base para a organização dos partidos políticos. Tem como pergunta síntese: qual a realidade do trato com o conhecimento da Cultura Corporal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e quais as possibilidades de sua organização, assentada em fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos de base materialista histórico-dialética, objetivando o desenvolvimento cultural humano no seu mais alto grau de possibilidades e contribuições para a resistência ativa na perspectiva de contribuir com o projeto histórico socialista? A base teórica para fundamentar a tese advém das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica, da abordagem Crítico-superadora do Ensino da Educação Física e da Pedagogia Socialista, advindas de autores clássicos e de teses e dissertações elaboradas que aprofundam conhecimentos científicos sobre fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos. Os procedimentos investigativos foram: (a) Análise das contribuições sobre fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos; (b) Análise das normatizações do Instituto Federal Baiano e dos documentos curriculares que orientam o trabalho pedagógico nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal Baiano, campus Valença; (c) Análise das contradições e mediações identificadas; (d) Exposição sistematizada dos resultados e contribuições superadoras. A tese final apresenta possibilidades de essência, de tratar no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional nos Institutos Federais, os conhecimentos da Cultura Corporal, a partir da concepção de transformação social, desenvolvimento humano, função social da escola da transição e do currículo, com a finalidade de elevar a capacidade teórica e o padrão cultural dos estudantes, à luz de uma formação omnilateral e politécnica, visando inserir os jovens na atividade produtiva socialmente útil e no processo de transformação da sociedade, para além dos marcos do sociometabolismo do Capital.
ABSTRACT The present study has as investigation object the treatment with the Body Culture knowledge in the high school curriculum, focusing on high school integrated to professional education, at Federal Institutes of Education, Science and Technology. The synthesis problem was delimited from the concern that is expressed in the contradictions about the denial of knowledge and the theoretical demotion of students, mediated by policies of the bourgeois state, which affect the Educational area and by the conception of a historical project that is concrete, tied to existing conditions, that require ends and means and provide basis for the political parties organization. The synthesis questions are: what is the reality of the treatment with the Body Culture studies at Baiano Federal Institute of Education, Science and Technology? What are the possibilities of its organization, based on ontological, gnosiological and theoretical-methodological foundations with a historical-dialectical materialistic basis, aiming at human cultural development in its highest degree of possibilities and contributions to active resistance in the perspective of contributing to the socialist historical project? The theoretical basis to support the thesis comes from the contributions of Historical-Cultural Psychology, Historical-Critical Pedagogy, the Critical-overcoming approach of the Physical Education Teaching and Socialist Pedagogy, written by classical authors, and from elaborated theses and dissertations that extend scientific knowledge on ontological, gnosiological and theoretical-methodological foundations. The investigative procedures were: (a) Analysis of contributions on ontological, gnosiological and theoretical-methodological foundations; (b) Analysis of the standards of the Baiano Federal Institute (IFBAIANO) and of the curricular documents that guide the pedagogical work in the Technical Courses Integrated to High School at IFBAIANO, campus Valença; (c) Analysis of the contradictions and mediations identified; (d) Systematic presentation of results and overcoming contributions. The final thesis presents possibilities to address in the Integrated High School with Professional Education in Federal Institutes, the knowledge of Body Culture, from the conception of social transformation, human development, school social function of the transition and the curriculum, with the purpose of raising the theoretical capacity and the students cultural standard, in the light of an omnilateral and polytechnic formation, aiming to insert young people in the socially useful productive activity and in the process of transformation of society, beyond the milestones of the sociometabolism of Capital.
Palavras-chave: Ensino profissional
Educação física (Ensino médio) - estudo e ensino
Materialismo histórico-dialético
Pedagogia crítica
Formação politécnica
Educação Física escolar
Teoria histórico-cultural.
Politecnismo
Historical-dialectical materialism
Historical-cultural theory
Historical-critical pedagogy
Politecnism
Politecnism
School Physical Education
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA / FACED
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31976
Data do documento: 16-Jun-2020
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_doutorado_petry_lordelo_repositorio.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.