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Title: Percursos acadêmicos e profissionais de estudantes indígenas egressos da UFBA
Authors: Silva, Ariadila Santos de Queiroz
???metadata.dc.contributor.advisor???: Pimentel, Adriana Miranda
Keywords: Estudantes indígenas;Ações afirmativas;Egressos;Profissionais indígenas;Educação superior
Issue Date: 15-Jun-2020
Abstract: Esta dissertação discute a construção dos percursos acadêmicos e profissionais de indígenas egressos da Universidade Federal da Bahia - UFBA. As políticas de ação afirmativas têm modificado o corpo discente das universidades e possibilitou o ingresso de um número cada vez maior de indígenas nos seus cursos. A UFBA, passou a desenvolver sua política de acesso diferenciado em 2004, e hoje já tem indígenas egressos de seus cursos, que depois de passar pela universidade continuam a desenvolver seus percursos como profissionais. Para conhecer essa realidade foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de entrevista semiestruturada, utilizando os princípios da entrevista compressiva, dividida nos tópicos: acesso e ingresso na Universidade Federal da Bahia; percursos acadêmicos durante o curso de graduação; percursos pós-formação e atuação profissional. Foram entrevistados cinco egressos, todos da etnia Pataxó, da aldeia Coroa Vermelha. Nos relatos aqui apresentados, destaca-se a construção dos percursos acadêmicos e profissionais, tendo como motivador os objetivos e necessidades de suas comunidades. Os egressos falam de sua expectativa de retorno a comunidade e seus esforços para efetivá-lo. Os estudantes repensam o significado do retorno, sendo não somente voltar fisicamente para a aldeia, mas contribuir com sua atuação acadêmica, profissional e política em prol das causas indígenas. Como resultado da análise das trajetórias acadêmicas e profissionais dos egressos entrevistados nessa pesquisa, podemos dizer que a formação universitária não é uma forma de afastar os indígenas de seu vínculo étnico-comunitário, os estudantes indígenas alcançam o status de profissional de sua área sem, no entanto, deixar de assumir sua identidade indígena.
This dissertation discusses the construction of academic and professional pathways of indigenous UFBA graduates. Affirmative action policies have changed the student body of universities and made it possible for more and more indigenous people to enter their courses. UFBA began to develop its differentiated access policy in 2004 and now has a number of indigenous graduates, who after passing the university continue to develop their path as professionals. In order to know this reality, qualitative research was carried out, through a semistructured interview, using the principles of the compressive interview, divided into the topics: access and admission to the Federal University of Bahia; academic paths during the undergraduate course; postgraduate studies courses and professional performance.Five graduates were interviewed, all from Pataxó ethnic group, from Coroa Vermelha village. In the reports presented here, we highlight the construction of academic and professional pathways, motivated by the objectives and needs of their communities. Students rethink the meaning of this return, not only to physically return to the village, but to contribute to their academic, professional and political actions in favor of indigenous causes. As a result of the analysis of the academic and professional trajectories of the graduates interviewed in this research, we can say that university education is not a way to remove indigenous people from their ethniccommunity bond, indigenous students achieve professional status in their area without However, failing to assume its indigenous identity.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31974
ISSN: Dissertação
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