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Title: O estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac
Authors: Oliveira, Maria Regina Tocchetto de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Alves, Hebe
Keywords: sintonia;tuning;Arthur Lessac;energias corporais e vocais;body and vocal energies;Artesanato Somático;somatic craft;atuação;acting
Issue Date: 6-Jun-2020
Abstract: Esta tese trata do estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento  Kinesensic  de Lessac, como uma alternativa à ideia de controle do comportamento cênico realizado quando se busca o aperfeiçoamento da qualidade artística. Propõe uma conexão mais orgânica  do ator/da atriz consigo e com as condições da ação desempenhada no momento presente, independente   de características estilísticas. Esta pesquisa foi motivada pelas seguintes questões: como estimular a perspectiva aprofundada do fazer teatral, desenvolvendo um trabalho sobre si mesmo, frente à profusão de estímulos de diferentes linguagens artísticas e abordagens de atuação cênica? Como promover  a experiência holística na prática de ensino, buscando superar a visão cultural cindida entre sujeito-objeto, mente-corpo, corpo-voz? E como articular os desafios atuais da prática artístico-pedagógica da autora, relacionando os princípios da abordagem de Arthur Lessac ao campo da Somática e ao legado de artistas pedagogos sobre a potência das ações físicas, como catalisadoras da organicidade humana? Duas ações foram desenvolvidas para plasmar estas questões: 1) a criação da disciplina eletiva " Organicidade corpóreo-vocal da ação – uma abordagem baseada no Treinamento Lessac", realizada em 2017 no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que contribuiu reflexivamente sobre a importância de uma prática de ensino que integre as áreas de corpo, voz e atuação e 2) a criação da cena solo " Cães, trabalho em processo", feita pelo Núcleo Teatral Isadora em que a autora, e também atriz, investiga a noção de sintonia para a atuação. Com  estas atividades, a pesquisa encontrou seus próprios métodos, através da prática com os princípios da Abordagem Somático-Performativa e de procedimentos autoetnográficos.  Com o objetivo de identificar como a sintonização da pessoa consigo mesma e com a ação que desenvolve acontece, foi criado o termo Artesanato Somático, que contribui para materializar  e articular processos corporais e vocais emanados pelos atores no decorrer do processo criativo e manifestados nas apresentações.
This dissertation is concerned with the state of tuning for acting, articulated from elements of Lessac’s Kinesensic Training as an alternative to the idea of controlling scenic behavior when seeking improvement to artistic quality. It proposes a more organic connection of actors with themselves and with the conditions of the action performed in the present moment, regardless of stylistic characteristics. This research was motivated by the following questions: how to stimulate the in-depth perspective of theatrical making, developing a piece of work about oneself in the face of the profusion of stimuli in different artistic languages and approaches to scenic acting? How to promote a holistic experience in teaching, overcoming the cultural perspective of subject-object, mind-body, body-voice as separated entities? How to articulate current challenges of the artistic-pedagogical practice of the author, relating the principles of Arthur Lessac’s approach with the field of Somatics and with the legacy of pedagogical artists on the potency of physical actions as catalysts of human organicity? Two actions were carried out to answer these questions: 1) the creation, in 2017, of an elective discipline called “Organicity of bodily-vocal action – an approach based on Lessac’s Training” in the Performing Arts course at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), contributing to reflection on the importance of a teaching practice that integrates the areas of body, voice and acting and 2) the creation of the solo scene “Cães”, work in progress, by the Núcleo Teatral Isadora, in which the author and also actress investigates the notion of tuning for acting. These activities provided the methods of this research, through the practice with the Somatic-Performative Approach principles and self-ethnographical procedures. Aiming at identifying how the actor’s tuning with himself and with the action developed happens, the term artesanato somático (somatic craft) was created, contributing to materialize and articulate the bodily and vocal processes emanated by actors throughout the creative process and manifested on the performances.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31943
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