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Title: Mediação docente de alunos com dislexia: um olhar investigativo na perspectiva inclusiva
Authors: Souza, Zenilda Fonseca de Jesus
???metadata.dc.contributor.advisor???: Díaz-Rodriguez, Félix Marcial
Keywords: Dislexia;Mediação docente;Inclusão;Teaching mediation;Dyslexia;inclusion
Issue Date: 2-Jun-2020
Abstract: Esta tese discute sobre a mediação docente com alunos com dislexia e tem como objetivo compreender como os docentes realizam a mediação com alunos com dislexia na escola pública no Ensino Fundamental I, no Município de Feira de Santana-Bahia. Para tanto, a fundamentação sustenta-se na teoria de Vygotsky e em estudos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva, considerando que essa implica no reconhecimento da diversidade, das características dos alunos, na elaboração de intervenções pedagógicas que possam favorecer a aprendizagem dos alunos. A pesquisa centra-se na abordagem qualitativa e o Estudo de Caso foi utilizado como estratégia metodológica. No estudo empírico foram utilizados instrumentos como: a entrevista semiestruturada com as docentes, a observação direta e a análise de documentos escolares, a exemplo de relatórios, dossiês e atividades escolares para a obtenção de informações relativas ao planejamento das docentes para o desenvolvimento do trabalho em toda classe e atividades propostas para o aluno com dislexia. A pesquisa teve como lócus de estudo, a escola da rede pública no município de Feira de Santana-Bahia, tendo como sujeitos da pesquisa três docentes do Ensino Fundamental I que atuam na classe onde o aluno com dislexia está inserido. Os resultados dessa pesquisa, evidenciam que o aluno com dislexia está matriculado na escola, frequentando a sala de aula, porém não há o planejamento e estabelecimento de objetivos interdisciplinares para serem colocados em prática pelas docentes nos diferentes componentes curriculares que possam nortear o trabalho de mediação com o aluno com dislexia. Algumas mediações realizadas pelas docentes, com base em suas próprias iniciativas, no trabalho com o aluno com dislexia, como: repetição de informações, atuação como ledoras ou escribas, adaptações de atividades, proposta de atividades em dupla ou em grupo, sentar próximo ao aluno para mediar a realização da atividade, leitura de cada parágrafo do texto para fazer perguntas, no contexto e a forma que foram realizadas, se afastavam da real necessidade educacional especial do aluno com dislexia. A presença do aluno com dislexia na sala de aula não concretiza de fato que esteja vivenciando um processo de inclusão escolar, pois a falta de formação das docentes, implica em dificuldades na adaptação do currículo e das atividades propostas para o aluno com dislexia. Compreende-se que essa investigação fornece subsídios para o planejamento de novas ações docentes visando contribuir para avanços no processo de mediação docente de alunos com dislexia de modo que possa favorecer suas aprendizagens.
ABSTRACT: This study discusses the teaching mediation with students diagnosed with dyslexia and aims to understand how teachers perform mediation with students with dyslexia and what meanings are attributed to it in Elementary School I in public schools in Feira de Santana. The reasoning was based on Vygotsky's theory and studies on special needs education in an inclusive perspective, considering that this implies the recognition of diversity, the characteristics of students, development of educational interventions aimed at improving the learning of students. The research focuses on qualitative analysis, using the empirical study and some research instruments for data collection such as: the interview, direct observation and analysis of school documents, reports, files, or any other medical records to obtain information on the planning teaching and school activities proposed for students with dyslexia. The research has, as a place of study, public schools in Feira de Santana town, in Bahia, whose participants are primary school teachers who work with students diagnosed with dyslexia. I understand that this research, by analyzing the data in depth, may provide a basis for planning new actions teachers to contribute to progress in the learning process of students with dyslexia. The results show that the student diagnosed with dyslexia is enrolled in school and attend classroom. However, there is no planning and practicing about interdisciplinary goals by the professors in all the different curricular components that could guide them with the teaching mediation with students diagnosed with dyslexia. Some mediations developed by the teachers took place in the teaching process. Those were based on the teachers’ own initiatives. They worked with students with dyslexia by using repetition of information, interaction with them as readers or scribers. They also made adaptations of activities, proposed activities in pairs or in groups, by sitting next to the student to mediate the accomplishment of the activity, by reading each paragraph of the text to ask questions. But the way and context in which they were performed, it made the real special educational need distant from the student with dyslexia. The presence of a student with dyslexia in a classroom does not really make it possible for him to be experiencing a real school inclusion process, due to the lack of training by the teachers whot provide mediation conditions for the student’s functional skills. It is understood that this study provides subsidies for the planning of new teaching actions in order to contribute to the improvement and support in the teaching mediation process of students with dyslexia.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31936
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