DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Outros (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31933

Title: Manual do Protocolo de Facilitações Sensoriais e Motoras para uso da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil – BSIDIII em crianças com Síndrome Congênita Do Zika Vírus
Authors: Araújo, Camila Fernandes
Cabral, Camile Batista
Dantas, Jennifer
Oliveira, Karla Nicole Ramos de
Flores, Michelle Castro Montoya
Almeida, Thalita Madeira de
Silva, Tamiles Cerqueira Lopes da
Santos, Letícia Marques dos
Santos, Darci Neves, coord
Keywords: Zika Vírus;Manifestações Neurológicas Congênitas - Zika Vírus;Desenvolvimento Infantil;Atenção Básica
Issue Date: 2-Jun-2020
Abstract: Apresentação: Este manual visa a orientar o trabalho da equipe de avaliação da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil – versão III da pesquisa “Efeitos das manifestações neurológicas congênitas associadas ao Zika vírus sobre o desenvolvimento infantil: um estudo de coorte prospectiva no contexto da Atenção Básica”, realizada no município de Salvador. Este material foi produzido a partir das dificuldades encontradas no campo na primeira aplicação da escala, quando os avaliadores se depararam com crianças com deficiência, com importante atraso em diversas áreas do desenvolvimento. Foi observado que em algumas vezes, o atraso em uma área do desenvolvimento, interferia na realização de uma prova que avaliava outra área do desenvolvimento. Por exemplo, uma criança com atraso no desenvolvimento motor, que ainda não é capaz de realizar a preensão de objetos, pode não conseguir alcançar ou escolher o objeto correto durante uma prova, mesmo tendo capacidade cognitiva para tal. De acordo com o manual oficial da Escala Bayley III, é possível realizar facilitações para a aplicação da escala em crianças com múltiplas deficiências desde que não haja modificações no conteúdo e objetivo da prova. Dessa forma, afim de padronizar e descrever o uso de tais facilitações nesta pesquisa, desenvolvemos este manual guia para os avaliadores de campo.
Description: Coordenação geral do projeto:Darci Neves Santos - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Supervisão: Letícia Marques dos Santos/Instituto de Humanidades Artes e Ciências – UFBA.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31933
Appears in Collections:Outros (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Manual de Facilitações. 2017.pdf330.84 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA