Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31933
Tipo: Outros
Título: Manual do Protocolo de Facilitações Sensoriais e Motoras para uso da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil – BSIDIII em crianças com Síndrome Congênita Do Zika Vírus
Autor(es): Araújo, Camila Fernandes
Cabral, Camile Batista
Dantas, Jennifer
Oliveira, Karla Nicole Ramos de
Flores, Michelle Castro Montoya
Almeida, Thalita Madeira de
Silva, Tamiles Cerqueira Lopes da
Santos, Letícia Marques dos
Santos, Darci Neves, coord
Autor(es): Araújo, Camila Fernandes
Cabral, Camile Batista
Dantas, Jennifer
Oliveira, Karla Nicole Ramos de
Flores, Michelle Castro Montoya
Almeida, Thalita Madeira de
Silva, Tamiles Cerqueira Lopes da
Santos, Letícia Marques dos
Santos, Darci Neves, coord
Abstract: Apresentação: Este manual visa a orientar o trabalho da equipe de avaliação da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil – versão III da pesquisa “Efeitos das manifestações neurológicas congênitas associadas ao Zika vírus sobre o desenvolvimento infantil: um estudo de coorte prospectiva no contexto da Atenção Básica”, realizada no município de Salvador. Este material foi produzido a partir das dificuldades encontradas no campo na primeira aplicação da escala, quando os avaliadores se depararam com crianças com deficiência, com importante atraso em diversas áreas do desenvolvimento. Foi observado que em algumas vezes, o atraso em uma área do desenvolvimento, interferia na realização de uma prova que avaliava outra área do desenvolvimento. Por exemplo, uma criança com atraso no desenvolvimento motor, que ainda não é capaz de realizar a preensão de objetos, pode não conseguir alcançar ou escolher o objeto correto durante uma prova, mesmo tendo capacidade cognitiva para tal. De acordo com o manual oficial da Escala Bayley III, é possível realizar facilitações para a aplicação da escala em crianças com múltiplas deficiências desde que não haja modificações no conteúdo e objetivo da prova. Dessa forma, afim de padronizar e descrever o uso de tais facilitações nesta pesquisa, desenvolvemos este manual guia para os avaliadores de campo.
Palavras-chave: Zika Vírus
Manifestações Neurológicas Congênitas - Zika Vírus
Desenvolvimento Infantil
Atenção Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31933
Data do documento: 2-Jun-2020
Aparece nas coleções:Outros (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manual de Facilitações. 2017.pdf330,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.