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Title: Prevenção e manejo domiciliar da doença diarreica aguda infantil em comunidade quilombola
Authors: Siqueira, Samylla Maira Costa
???metadata.dc.contributor.advisor???: Camargo, Climene Laura de
Keywords: Saúde da Criança;Diarreia Infantil;Grupo com Ancestrais do Continente Africano;Enfermagem Pediátrica;Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade
Issue Date: 26-May-2020
Abstract: Introdução: A doença diarreica aguda (DDA) é um problema de saúde pública global, caracterizando-se como uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos, especialmente em países em desenvolvimento e em comunidades com precárias condições sanitárias, como é o caso dos quilombos. Frente à importância epidemiológica da diarreia na infância, é necessário o desenvolvimento de ações em saúde que favoreçam a prevenção deste problema e permitam o adequado manejo quando o quadro já está instalado, evitando os óbitos infantis por desidratação, que é a principal complicação da diarreia aguda. Objetivos: O objetivo geral foi realizar uma pesquisa-ação sobre prevenção e manejo domiciliar da DDA em crianças de comunidade quilombola. Como objetivos específicos, foram apresentados os seguintes: 1) apreender a percepção de responsáveis por crianças quilombolas acerca da relação das condições sociossanitárias da comunidade e a ocorrência da diarreia; 2) identificar quais medidas preventivas são adotadas pelos responsáveis para prevenção da DDA infantil; 3) verificar quais cuidados pertinentes ao subsistema informal são prestados à criança com diarreia em uma comunidade tradicional; 4) apreender como os responsáveis por crianças com DDA identificam os sinais de desidratação e quais cuidados são ofertados às crianças nestes casos; 5) investigar o conhecimento dos responsáveis por crianças quilombolas acerca do preparo do soro caseiro; 6) delinear o itinerário terapêutico da criança com diarreia na comunidade quilombola em questão; 7) descrever como ocorre o manejo da diarreia aguda infantil em comunidade quilombola à luz da teoria de Madeleine Leininger; 8) planejar intervenções para prevenção e manejo domiciliar da DDA em crianças de comunidade quilombola; 9) realizar ações de educação em saúde para preparo do soro caseiro no domicílio dos participantes; 10) executar o projeto “Doe um chinelinho e ajude a combater a diarreia infantil”; 11) socializar conhecimentos sobre prevenção e cuidados à criança com DDA; 12) realizar intervenções para prevenir e cuidar da criança com diarreia; e 13) avaliar, de forma imediata e mediata, o conhecimento e as práticas dos participantes sobre o preparo do soro caseiro, medidas de prevenção e manejo domiciliar da diarreia infantil após intervenções. Método: Foi realizada uma pesquisa-ação que teve como suporte teórico a Teoria Transcultural do Cuidado de Madeleine Leininger. O cenário do estudo foi a comunidade quilombola de Praia Grande, Ilha de Maré, Salvador-BA. Os participantes foram 64 indivíduos de ambos os sexos, responsáveis por crianças de até cinco anos de idade que já apresentaram algum episódio diarreico. Os dados foram coletados de novembro de 2017 a março de 2020 pela técnica de entrevista e o instrumento foi um roteiro estruturado (elaborado após a realização de três estudos pilotos), após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número de parecer 3.471.347. Os dados quantitativos foram computados e processados no Programa Epinfo versão 3.5.1. Para análise destes dados foi adotada a estatística descritiva, utilizando frequências absolutas e relativas das variáveis quantitativas nominais. Para tratamento dos dados qualitativos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Este estudo é descrito em dois momentos: o primeiro diz respeito à aplicação de um roteiro estruturado acerca dos cuidados à criança com DDA (fase exploratória da pesquisa-ação) e à realização de uma educação em saúde para demonstração de como preparar o soro caseiro, feita logo após a aplicação do roteiro estruturado e planejada em consonância com os participantes ao se observar na primeira fase da pesquisa-ação necessidade de intervenção no que concerne à qualificação do cuidado à criança com diarreia. Na fase de planejamento foram articuladas junto aos participantes as atividades do segundo momento do estudo, o qual consta da aplicação de um segundo roteiro estruturado (pré-teste), seguido de uma atividade de educação em saúde no domicílio e, após esta, nova aplicação deste mesmo roteiro para avaliação dos conhecimentos obtidos com a atividade de educação em saúde (avaliação imediata). Este mesmo roteiro foi aplicado quatro meses após a aplicação inicial para realização da avaliação mediata. Os resultados desta pesquisa são apresentados a partir de cinco manuscritos: 1) No manuscrito intitulado “Manejo da diarreia aguda infantil em comunidade quilombola: uma análise à luz de Leininger” foram discutidos como cuidados com características culturais à criança com DDA o uso de calçados, a prática de higiene das mãos, a oferta de chás, a interferência da rede de suporte e da religiosidade e oferta de água de coco; 2) No manuscrito “Percepção de genitores sobre a relação entre condições sociossanitárias e ocorrência de diarreia na criança” obteve-se como resultado que os participantes reconhecem a relação entre precariedade sanitária e ocorrência de diversas doenças além da diarreia. Além disso, foi demonstrado pelos participantes que os mesmos atribuem tal situação à invisibilidade de Praia Grande frente à gestão municipal de Salvador; 3) No manuscrito “Itinerário terapêutico da criança quilombola com diarreia aguda”, tendo-se utilizado como suporte teórico os trabalhos de Arthur Kleinman, foi observado que o itinerário terapêutico da criança com diarreia aguda na comunidade quilombola de Praia Grande é iniciado a partir do subsistema informal, representado pelos cuidados domiciliares (uso de chás, soro caseiro, solução preparada com sais de reidratação oral e modificações na alimentação), pela rede de suporte social e pela religiosidade. Após utilização dos recursos ofertados no subsistema informal é procurado o subsistema formal de cuidados; 4) No manuscrito “Educação em saúde para preparo do soro caseiro em comunidade quilombola” são apresentados os resultados acerca do modo de preparo deste elemento pelos participantes e descrita a atividade de educação em saúde realizada no domicílio logo após a coleta dos dados. Diante disso, tem-se como resultado que antes da intervenção educativa em saúde, nenhum dos participantes verbalizou o preparo do soro caseiro conforme a técnica preconizada pelo Ministério da Saúde, embora tivessem afirmado conhecer tal técnica. Após realização de atividade em educação em saúde, observou-se que os participantes executaram a ação adequadamente; 5) O manuscrito intitulado “Prevenção e manejo domiciliar da diarreia infantil em comunidade quilombola”, a partir da descrição de todas as etapas da pesquisa-ação realizadas neste estudo de doutorado, apresenta tanto a intervenção educativa realizada no segundo momento da pesquisa como a média de avaliação das respostas obtidas no pré-teste, na avaliação imediata e na mediata. Diante disso, apreendeuse que o maior nível de conhecimento foi demonstrado no momento da avaliação imediata. Contudo, os depoimentos colhidos na avaliação mediata foram mais assertivos que aqueles identificados no pré-teste. Considerações finais: Esta pesquisa permitiu o intercâmbio de experiências entre comunidade e universidade, além de ter potencial para promoção da saúde da criança, prevenção da DDA e adequado manejo deste problema na comunidade em questão. Foi observado que ações de natureza simples, como é o caso das atividades de educação em saúde, são bem aceitas pela população e de fácil aplicação por parte dos profissionais de saúde. Além disso, as visitas domiciliares se revelaram como uma estratégia efetiva no que diz respeito à educação em saúde na comunidade, tendo tido melhor aceitação pelos participantes deste estudo que as reuniões em grupo em um espaço previamente determinado. Espera-se que este estudo tenha contribuído no empoderamento dos participantes no autocuidado e no cuidado à criança quilombola.
Introduction: The acute diarrheal disease (ADD) is a global public health problem, being characterized as one of the main causes of morbimortality among children under five years of age, mainly in developing countries and communities with precarious sanitary conditions, such as the quilombola communities. Considering the epidemiological importance of diarrheal in childhood, is necessary the development of actions in health that promote the prevention of this problem and allow the adequate handle when the disease is already installed, avoiding the infant deaths secondary to dehydration, which is the main complication of acute diarrheal. Objectives: The general objective was to carry out a research-action about prevent and home handle of ADD in children of quilombola community. Were presented as specific objectives the following: 1) to seize the perception of responsible to quilombola children about the relation between sanitation conditions and occurrence of diarrhea; 2) to identify which preventive measures are adopted by responsible to prevent the diarrhea in child; 3) to verify which care pertinent to informal subsystem are provided to child with diarrhea in a traditional community; 4) to seize how the responsible to children with ADD identify the signs of dehydration and which are the care provided to children in these cases; 5) to investigate the knowledge of responsible to quilombola children about the preparation of sugar/salt solution; 6) to outline the therapeutic itinerary of child with diarrhea in that community; 7) to describe how occurs the management of acute diarrheal in child in quilombola community in the light of Madeleine Leininger’s theory; 8) to plan interventions to prevention and home management of ADD in children from quilombola community; 9) to carry out actions of health education to preparation of sugar/salt solution in the domicile of participants; 10) to perform the project “Give a slipper and help to combat the child diarrhea”; 11) to socialize knowledges about prevention and cares to child with ADD; 12) to carry out interventions to prevent and care of child with diarrhea; and 13) to evaluation immediately and mediately, the knowledge and practices of participants about the preparation of sugar/salt solution, prevention measures and home management of child diarrhea after interventions. Method: It was carried out a research-action which was theoretically supported the Transcultural Care Theory of Madeleine Leininger. The scenario of study was the quilombola community of Praia Grande, located on Maré Island, in Salvador, Bahia. The participants were 64 individuals of both sexes, responsible for children under five years old who have already presented any episode of diarrheal. Data were collected from November 2017 to March 2020 through technique of interview and the instrument was a structured script (elaborated after the accomplishment of three pilot studies), after approval by the Research Ethics Committee under the number of protocols 3.471.347. The quantitative data were computed and processed in Epinfo Program version 3.5.1. To analysis of this data were used the descriptive statistics, using absolute and relative frequencies of nominal quantitative variables. In the treatment of qualitative data were used the technique of thematic analysis of Bardin. Results: This research is described in two moments: the first one pertains to the application of a structured script, about the cares to child with ADD (exploratory phase of research-action) and the accomplishment of a health education to demonstrate how to prepare the sugar/salt solution, done immediately after the application of structured script and planned in accord with the participants when was observed in the first phase of research-action the necessity of intervention in concerning to qualification of care to child with diarrhea. In the phase of planning were articulated with participants the activities pertaining to the second moment of research, which includes the application of a second structured script (pre-test), followed of health education activity at home and, after that, a new application of this same script to evaluate the knowledges obtained with health education activity (evaluation immediate). This same script was applied after four months from this first application to accomplishment of evaluation mediate. The results of this research are presented from five manuscripts: 1) In manuscript entitled “Management of infant acute diarrhea in quilombola community: an analysis in the light of Leininger” were discussed like cares with cultural characteristics to child with ADD the use of footwear, the practice of hand hygiene, the offer of tea, the interference of support network and religiosity and offer of coconut water; 2) In manuscript “Perception of parents about the relation between sanitary conditions and occurrence of diarrheal in child” the result obtained was that the participants recognize the relation between sanitary precariousness and occurrence of several disorders beyond diarrhea. In addition, it has been established by participants that they ascribe the situation to invisibility of Praia Grande face to municipal management of Salvador; 3) In manuscript “Therapeutic itinerary of quilombola child with acute diarrhea” in which was used as theoretical support the works of Arthur Kleinman, was observed that the therapeutic itinerary of child with acute diarrhea in Praia Grande begins from informal subsystem, represented by home care (using tea, sugar/salt solution, solution prepared using oral rehydration salts and changes in alimentation), by social support network and religiosity. After using of resources of informal subsystem they search the care formal subsystem; 4) In manuscript “Health education to preparation of sugar/salt solution in quilombola community” are presented the results about the method of preparation of this element and described the health education activity at home after data collection. Faced with this, was observed as result that before the educational intervention, none of the participants answered about the preparation of sugar/salt solution as the Ministry of Health recommends, although all of them told they know the adequate technique. After realization of health education activity, it was observed that the participants made the action adequately; 5) The manuscript entitled “Prevention and home management of infant diarrheal in quilombola community”, from the description of all stages of research-action performed in this doctoral study, presents both, the educational intervention carried out in the second moment of research and the average of replies obtained in pre-test, immediate evaluation and mediate evaluation. Faced with this, was seized that the higher level of knowledge was demonstrated in the moment of immediate evaluation. However, the statements obtained in the second evaluation were more assertive than that identified in the pre- test. Final considerations: This study allowed the exchange of experiences among community and university, besides having potential to promote the child health, to prevent the ADD and adequate management of this problem in Praia Grande. Was observed that actions of simple nature, such as health education activities described, are well accepted by population and easily applicable by health providers. In addition, the home visits showed to be an effective strategy concerning to health education in community, being well received by participants of this study that the group meetings in a space previously determined. Are expected that this study contributes in the empowerment of participants in the self-care and in the care of quilombola child.
Introducción: La enfermedad diarreica aguda (EDA) es un problema de salud pública global y se caracteriza como una de las principales causas de morbimortalidad entre los niños menores de cinco años de edad, especialmente en los países en desarrollo y en comunidades con precarias condiciones sanitarias, como los quilombos. Enfrente de relevancia epidemiológica de la diarrea en la infancia, es necesario el desarrollo de acciones en salud que favorezcan la prevención de este problema y permitan el adecuado manejo cuando el cuadro y se ha instalado, evitando las muertes de niños por deshidratación, que es la principal complicación de la diarrea aguda. Objectivos: El objetivo general ha sido realizar una investigación-acción sobre prevención y manejo domiciliario de la EDA en niños de comunidad quilombola. Como objetivos específicos, se presentaron los siguientes: 1) aprender la percepción de responsables por niños quilombolas sobre la relación de las condiciones sociosanitarias de la comunidad y la ocurrencia de diarrea; 2) identificar cuáles son las medidas preventivas adoptadas por los responsables para la prevención de la EDA infantil; 3) verificar caules cuidados pertinentes al subsistema informal son prestados al niño con diarrea en una comunidad tradicional; 4) aprender como los responsables por niños con EDA identifican los signos de deshidratación y cuáles cuidados son ofertados a los niños en esos casos; 5) investigar el conocimiento de los responsables por niños quilombolas acerca de la preparación del suero casero; 6) delinear el itinerario terapéutico del niño con diarrea en la comunidad en cuestión; 7) describir como ocurre el manejo de la diarrea aguda infantil en comunidad quilombola a la luz de la teoría de Madeleine Leininger; 8) planificar intervenciones para prevención y manejo domiciliario de la EDA en niños de comunidad quilombola; 9) realizar acciones de educación en salud para preparación del suero casero en el domicilio de los participantes; 10) ejecutar el proyecto “Dé una zapatilla y ayude a combatir la diarrea infantil”; 11) socializar conocimientos sobre prevención y cuidados al niño con EDA; 12) hacer intervenciones para prevenir y cuidar del niño con diarrea; y 13) evaluar, de manera inmediata y mediata, el conocimiento y las prácticas los participantes sobre la preparación del suero casero, medidas de prevención y manejo domiciliario de diarrea infantil después de las intervenciones. Metodología: Se ha realizado una investigación-acción, con soporte teórico en la Teoría Trancultural del Cuidado de Madeleine Leininger. El escenario del estudio ha sido la comunidad quilombola de Praia Grande, situada en la Ilha de Maré, en Salvador-BA. Los participantes fueron 64 individuos de ambos sexos, responsables por niños hasta cinco años que hay presentaran algún episodio diarreico. Los datos se han recolectado de noviembre de 2017 al marzo de 2020 por tecnica de entrevista y el instrumento ha sido una ruta estructurada (elaborado después de la realización de tres estudios piloto), después de la aprobación de la pesquisa por el Comité de Ética en Pesquisa con protocolo nº 3.471.347. Los datos cuantitativos fueron calculados y procesados en el Programa Epinfo versión 3.5.1. Para el análisis de estos datos ha sido adoptada la estadística descriptiva, utilizando frecuencias absolutas y relativas de las variables cuantitativas nominales. Para el tratamiento de datos cualitativos se utilizó la técnica de análisis temática de Bardin. Resultados: Este estudio fue descrito en dos momentos diferentes: el primero se refiere a la aplicación de una ruta estructurada sobre los cuidados al niño con EDA (fase exploratoria de la investigación-acción) y a la realización de una educación en salud para demostración sobre la preparación del suero casero, hecha inmediatamente después de la aplicación de la ruta estructurada y planificada en consonancia con los participantes al observarse en la primera etapa de la investigación-acción necesidad de intervención en lo que concierne a la calificación del cuidado al niño com diarrea. En la fase de planificación se articularon con los participantes as actividades del segundo momento del estudio, que consta de la aplicación de una segunda ruta estructurada (pre-teste), seguido de una actividad de educación en salud en el domicilio y, después de esta, nueva aplicación de esta misma ruta para la evaluación de los conocimientos obtenidos con la actividad de educación en salud (evaluación inmediata). Esta misma ruta ha sido aplicada cuatro meses después de la aplicación inicial para la realización de la evaluación mediata. Los resultados de esta investigación son presentados a partir de cinco manuscritos: 1) En el manuscrito titulado “Manejo de la diarrea aguda infantil en comunidade quilombola: un análisis a la luz de Leininger” se han discutidos como cuidados con características culturales al niño con EDA el uso de calzados, la práctica de higiene de las manos, la oferta de tés, la interferencia de la red de soporte y de la religiosidad y oferta de agua de coco; 2) En el manuscrito “Percepción de genitores sobre la relación entre condiciones sociosanitarias y ocurrencia de diarrea en el niño” se obtuvo como resultado que los participantes reconocen la relación entre precariedad sanitaria y aparición de varias enfermedades además de diarrea. Además, se ha demostrado por los participantes que ellos asignarán tal situación a la invisibilidad de Praia Grande para la gestión municipal de Salvador; 3) En el manuscrito “Itinerario terapéutico del niño quilombola con diarrea aguda” teniendo utilizado como soporte teórico los trabajos de Arthur Kleinman, se ha observado que el itinerario terapéutico del niño con diarrea aguda en la comunidad quilombola de Praia Grande se inicia a partir del subsistema informal, representado por los cuidados domiciliarios, por la red de apoyo social y por la religiosidad. Una vez utilizados los recursos ofertados en el subsistema informal se busca el subsistema formal de cuidados (uso de tés, suero casero, solución preparada con sales de rehidratación oral y modificaciones en la alimentación), por la red de soporte social y por la religiosidad. Una vez utilizados los recursos ofertados en el subsistema informal se busca el subsistema formal de cuidados; 4) En el manuscrito “Educación para la salud en el preparación del suero casero en comunidade quilombola” se exponen los resultados acerca del modo de preparación de este elemento por los participantes y descripta la actividad de educación en salud realizadas en el domicilio poco después de la colecta de los datos. Ante esto, se han dado como resultado que antes de la intervención educativa en salud, ninguno de los participantes explicó el preparación del suero casero de acuerdo a la técnica preconizada por el Ministerio de Salud, aunque afirmaron que conocían tal técnica. Después de la realización de la actividad de educación en salud, se ha comprobado que los participantes ejecutaron la acción adecuadamente; 5) El manuscrito titulado “Prevención y manejo domiciliario de la diarrea en el niño en comunidade quilombola”, a partir de la descripción de todas las etapas de la investigación-acción realizadas en este estudio de de doctorado, presenta tanto la intervención educativa realizada en el segundo momento de la investigación como la media de evaluación de las respuestas obtenidas en el pre-teste, en la evaluación inmediata y en la mediata. Frente a esto, se ha incautado que un mayor nivel de conocimiento se ha demostrado en el momento de evaluación inmediata. Sin embargo, las declaraciones recogidas en la evaluación mediata fueron más asertivas que aquellas identificadas en la la pre-prueba. Consideraciones finales: Esta pesquisa permitió el intercambio de experiências entre la comunidad y la universidad, además tiene potencial de promover la salud de los niños, prevenir la EDA y favorecer el adecuado manejo de este problema en la comunidad en cuestión. Se ha observado que acciones de naturaleza simple, como las actividades de educación en salud, tiene una buena aceptación por la población y son de fácil aplicación por parte de los profesionales de la salud. Además, las visitas domiciliarias se han revelado efectivas en lo que concierne a la educación en salud en la comunidad, teniendo mejor aceptación por los participantes de este estudio que las reuniones en grupo en espacio previamente determinado. Se espera que este estudio ha contribuido en el empoderamento de los participantes en el autocuidado y en el cuidado de la salud del niño.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31909
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