Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31894
Tipo: Dissertação
Título: O trabalho do coordenador pedagógico em um Centro Municipal de educação infantil no contexto das políticas públicas da Rede Municipal de ensino de Salvador.
Autor(es): Paim, Patricia Guimarães
Autor(es): Paim, Patricia Guimarães
Abstract: A pesquisa possui como temática central o trabalho do coordenador pedagógico no acompanhamento da prática junto ao professor, tendo em vista o contexto das políticas públicas da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Para tanto, definiu-se como objetivo geral compreender o trabalho desenvolvido pelo coordenador pedagógico junto ao professor no cotidiano de uma instituição pública de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Salvador, considerando as políticas públicas municipais para esta etapa da Educação Básica. Realizou-se a pesquisa em um Centro Municipal de Educação Infantil, utilizando a abordagem qualitativa, através de análise dos documentos municipais, observação da rotina das coordenadoras pedagógicas no cotidiano do CMEI e escuta de suas narrativas, por meio de momentos intitulados por Diálogos em Círculo. A partir dos recursos de gravação em áudio, registro fotográfico e caderno de registros, os dados da pesquisa foram construídos e analisados, mediante a técnica de análise de conteúdos. As análises e reflexões apontadas nesta dissertação permearam o referencial analítico da abordagem do ciclo de políticas focalizando o contexto da prática. O caminho teórico-metodológico escolhido perpassa pelos referenciais sobre a Educação Infantil e o campo das políticas públicas, em nível nacional e municipal, bem como o percurso histórico do coordenador pedagógico e as perspectivas de sua atuação nas redes de ensino. Os resultados da investigação apontam para a manifestação das políticas públicas no trabalho do coordenador pedagógico, as quais pouco tem influenciado o trabalho desse profissional no Centro Municipal de Educação Infantil lócus da pesquisa. Os achados indicam que as estratégias adotadas pelas coordenadoras pedagógicas para desenvolverem seus trabalhos, no acompanhamento junto às professoras, estão contidas no que estabelecem os documentos oficiais, mas se distanciam destes pelas formas como são instituídas nas práticas cotidianas. Concluiu-se que o trabalho do coordenador pedagógico na Educação Infantil é de muita significância e complexidade na Rede Municipal de Ensino de Salvador e evidenciou-se que a política do município não está conseguindo promover um trabalho mais efetivo da coordenação pedagógica no que se refere ao Centro Municipal de Educação Infantil em questão.
ABSTRACT The research has as its central theme the work of the pedagogical coordinator in monitoring the practice with the teacher, considering the context of public policies of the Municipal Education Network of Salvador. Therefore, it was defined as a general objective to understand the work developed by the pedagogical coordinator with the teacher in the daily life of a public institution of Early Childhood Education in the Municipal Education Network of Salvador, considering the municipal public policies for this stage of Basic Education. The research was carried out in a Municipal Center for Early Childhood Education, using the qualitative research approach, through analysis of municipal documents, observation of the routine of pedagogical coordinators in the daily life of CMEI and listening to their narratives, through moments entitled by Circle Dialogues. From the audio recording resources, photographic record and record book, the research data were collected and analyzed, using the content analysis technique. The analyzes and reflections pointed out in this dissertation permeated the analytical framework of the policy cycle approach, whose public policy process is characterized by five contexts, among which the context of practice, the focus of this research. The chosen methodological theoretical path runs through the references on Early Childhood Education and the field of public policies, at the national and municipal levels, as well as the historical path of the pedagogical coordinator and the perspectives of his performance in the education networks. The results of the investigation point to the manifestation of public policies in the work of the pedagogical coordinator, which has had little influence on the work of this professional at the Municipal Center for Early Childhood of the research. The findings indicate that the strategies adopted by the pedagogical coordinators to develop their work, in monitoring with the teachers, are contained in what the official documents establish, but are distanced from them by the ways in which they are instituted in daily practices. It was concluded, therefore, that the work of the pedagogical coordinator in Early Childhood Education is of great significance and complexity in the Municipal Education Network of Salvador and it became evident that the municipality's policy is not managing to promote a more effective work of pedagogical coordination in what refers to the Municipal Child Education Center in question.
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica
Educação Infantil
Políticas Públicas
Acompanhamento
Coordenadores educacionais
Educação de crianças
Pedagogical Coordination
Child education
Public policy
Side dish
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31894
Data do documento: 11-Mai-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão postada no SIGA.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.