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Tipo: Dissertação
Título: O processo de implementação do PROUCA na educação do campo
Autor(es): Regis Oliveira, Gisele da Silva
Autor(es): Regis Oliveira, Gisele da Silva
Abstract: Esta pesquisa estuda o processo de implementação do PROUCA na Educação do Campo. O PROUCA destinava-se a promover a inserção de tecnologias digitais nas escolas públicas urbanas e do campo no Brasil. Frente a isso, este estudo traçou todo o trajeto de chegada e posterior inserção deste programa no cotidiano das escolas do campo. O objetivo geral foi compreender e analisar o processo de implementação do PROUCA na Educação do Campo; os objetivos específicos foram: sistematizar as dinâmicas de articulação dos entes federados – Governo Federal, Estado e Municípios – envolvidos na implementação do PROUCA; identificar de que modo as comunidades escolares do campo compreendem e interpretam a chegada e inserção do PROUCA e analisar como as escolas do campo organizam e reorganizam suas práticas cotidianas para integrá-las ao uso dessas tecnologias. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, dentro desta, as perspectivas analíticas do ciclo de políticas e dos estudos do cotidiano. A pesquisa foi desenvolvida no trânsito entre dois contextos principais: macro e micro. O macro envolveu a esfera federal e estadual e o micro, dois Municípios da Bahia: Belo Campo e Itapetinga, dentro destes, cinco escolas do campo. Os resultados sinalizam que no processo de implementação do PROUCA, o governo federal ocupou-se apenas da entrega dos equipamentos sobrecarregando os municípios com as demandas relacionadas a manutenção dos dispositivos, oferecimento de infraestrutura física, entre outros. Em relação aos sujeitos do campo e suas percepções sobre o programa, a pesquisa mostra que os campesinos enxergam o programa como pouco funcional e os equipamentos como tecnologias de baixa qualidade. Inclusive, no cotidiano das escolas do campo estes equipamentos não representaram possibilidades de mudanças estruturais nos modos de fazer e pensar a educação tanto nas escolas urbanas quanto nas escolas do campo. Tais questões sinalizam a necessidade de políticas públicas articuladas e articuladoras que considerem as especificidades das escolas, sejam elas do campo ou urbanas e que promovam de forma efetiva o regime de colaboração entre os entes federados.
ABSTRACT: This research studies the implementing process of the program PROUCA in the Rural Education. PROUCA was designed to promote the insertion of digital technologies in urban and rural public schools in Brazil. Against that, this study traced the entire pathway of arrival and subsequent insertion of this program into the quotidian life on the rural schools. The general objective was to understand and analyze the process of implementing PROUCA in Rural Education; Specific objectives were: to systematize the dynamics of articulation between federated entities - Federal Government, State and Municipalities - involved in the implementation of PROUCA; to identify how the rural school communities understand and interpret the arrival and insertion of PROUCA and to analyze how the rural schools organize and reorganize their quotidian practices to integrate them with the use of these technologies. For the development of this work we use qualitative research as methodological approach within that, we use analytical perspectives of the cycle of policies and studies of the quotidian life. This research was developed in the transit between two main contexts: macro and micro. The macro involved federal government and state government and micro, two municipalities of Bahia: Belo Campo and Itapetinga, within these, five rural schools. Our results indicate that in the process of implementation of PROUCA, the federal government only took care of the delivery of the equipment overloading the municipalities with the demands related to the maintenance of the devices, offering of physical infrastructure, among others. Regarding the subjects of the rural schools and their perceptions about the program, this research shows that peasants see the program as not functional and equipment as low quality technologies. Even in the quotidian life of the rural schools, these devices did not represent possibilities for structural changes in the ways of doing and thinking about education in both urban and rural schools. These issues signal the state of need for articulated and articulating public policies that consider the specificities of schools, whether rural or urban, and which effectively promote the system of collaboration among federated entities.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Educação do Campo
Cotidiano
Tecnologias digitais
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31862
Data do documento: 27-Abr-2020
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