Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31853
Tipo: Tese
Título: Matemática específica para ensinar: discursos, relações d poder e produção de sujeitos.
Autor(es): Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
Autor(es): Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
Abstract: Esta tese reúne três estudos teóricos com o propósito de argumentar sobre a questão: que modos de subjetivação são postos em funcionamento pelo discurso da Matemática específica para ensinar? Os estudos desenvolvidos foram inspirados em conceitos foucaultianos e as análises incidiram sobre estudos da área de Educação Matemática que mobilizam discursos referentes ao Conhecimento Matemático para o Ensino, ao Conhecimento Especializado do Professor de Matemática e a Matemática para o Ensino. No primeiro estudo, identificamos diferentes posições de sujeito disponibilizadas por tais discursos. As posições de sujeito identificadas demandam, por um lado, um sujeito-professor(a)-de-Matemática que ao se nutrir da teoria aperfeiçoa a sua prática; por outro, um sujeito que se institui peça por peça cotidianamente, não sendo possível demarcar situações práticas que não fossem também teóricas. O segundo estudo discute como o discurso da Matemática específica para ensinar têm proposto a condução da conduta de professores de Matemática. Mostramos que esses discursos põem em exercício diferentes tipos de poder e que cada um deles mobilizam estratégias e táticas a fim de acionar a tecnologia que nomeamos “Tecnologia da Especificidade Matemática”. Os resultados sugerem que as condutas disponibilizadas por esses discursos transitam entre uma lógica que vai do individual e disciplinar a uma lógica governamental. O último estudo problematiza o enunciado “Para ensinar Matemática é preciso saber uma Matemática específica para o ensino” que emerge do discurso da Matemática específica para ensinar. A análise empreendida apontou que esses discursos operam sob dois regimes de verdade: um que trata da inseparabilidade entre teoria e prática e outro que associa o desenvolvimento econômico à proficiência matemática de um país. Por fim, a tese captura e descreve a rede que envolve o discurso da Matemática específica para ensinar no intuito de examinar as relações de poder que têm funcionado para produzir o sujeito-professor(a)-de-Matemática.
ABSTRACT This thesis brings three theoretical studies with the purpose of arguing about the question: that subjectivation modes are put into operation by discourse of specific mathematical knowledge to teach? The studies were inspired in Foucaultian concepts and the analysis focalized studies in the area of Mathematical Education that mobilize discourses about Mathematical Knowledge for Teaching, Mathematics Teacher Specialized Knowledge and Mathematics for Teaching. In the first study, we identified different subject positions made available by such discourses. The identified subject positions demand, on the one hand, a subject-teacher-of-Mathematics who, by nourishing himself from theory, improves his practice; on the other hand, a subject who establishes himself piece by piece daily, and it is not possible to demarcate practical situations that were not also theoretical. The second study discusses how discourse of specific mathematical knowledge to teach have proposed the conduct of mathematics teachers. We show that these discourses put into practice different types of power and that each of them mobilizes strategies and tactics in order to trigger the technology we call “Technology of Mathematical Specificity”. The results suggest that the conducts disponibilized by these discourses move between a logic that goes from the individual and disciplinary to a governmental logic. The last study problematizes the statement “To teach Mathematics it’s necessary known a specific Mathematic for teaching” that emerges from discourse of specific mathematical knowledge to teach. The analysis showed that these discourses operate whit two truth regimes: one that deals with the inseparability between theory and practice and another that associates economic development with the mathematical proficiency of a country. Finally, the thesis captures and describes the network that surrounds discourse of specific mathematical knowledge to teach in order to examine the power relations that have worked to produce the subject-teacher-of-Mathematics.
Palavras-chave: Discurso
Matemática
Professor(a)
Relações de poder
Subjetivação
Matemática - Estudo e - Pesquisa
Matemática - Estudo e ensino - Discursos.
Professores de matemática
Discourse
Mathematics
Teacher
Power relations
Subjectivation
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED/UFBA
metadata.dc.publisher.program: em educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31853
Data do documento: 24-Abr-2020
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_JaquelineGrilo.repositorioUFBA.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.