Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31851
Tipo: Dissertação
Título: Estudantes com deficiência no ensino superior: acesso e permanência numa instituição pública de ensino.
Autor(es): Brunelli, Nadija Gomes
Autor(es): Brunelli, Nadija Gomes
Abstract: Esta pesquisa aborda a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. O viés desta pesquisa são o acesso e a permanência desses estudantes numa instituição pública de ensino. Objetivando analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência em uma instituição de ensino superior pública da Bahia, esta pesquisa identificou os fatores que interferem no processo de inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior, analisou os indicadores acadêmicos desses estudantes durante a sua formação na educação superior, relacionando o processo de inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior com as bases teóricas da inclusão. Os fundamentos teóricos apresentados foram as políticas públicas educacionais voltadas para a educação de pessoas com deficiência e a inclusão de pessoas com deficiência no contexto do ensino superior, onde foram apresentadas concepções sobre a educação de pessoas com deficiência, políticas de acesso e permanência, além de estudos sobre a deficiência e a inclusão no ensino superior. Utilizando o método do estudo de caso, do tipo descritivo, esta pesquisa estudou o processo de inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus de Salvador. Evidenciou-se que, embora a referida instituição tenha construído um escopo normativo que preconize a inclusão de pessoas com deficiência e tenha um núcleo de inclusão em funcionamento, as condições de acessibilidade, as adaptações metodológicas e pedagógicas, a formação dos docentes, ainda são insuficientes para atender a demanda desse público, que tem apresentado um alto número de evasão e baixo índice de conclusão. Concluiu-se que, para superação dessa realidade, são necessárias a efetivação das políticas já vigentes na instituição, com o fomento da capacitação docente, a efetivação de adaptações metodológicas, uma maior estruturação do núcleo de inclusão, assim como a implantação do tempo formativo diferenciado para os estudantes com deficiência. Com essas ações, algumas já previstas no escopo normativo institucional, mas ainda não efetivadas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus de Salvador, poderá alcançar uma prática educacional inclusiva.
ABSTRACT This research addresses the inclusion of people with disabilities in higher education.The bias of this research are the access and the permanence of these students in a public educational institution. Aiming to analyze the process of inclusion of students with disabilities in a public higher education institution of Bahia, this research identified the factors that interfere in the process of inclusion of students with disabilities in higher education, analyzed the academic indicators such students during their training in higher education, relating the process of inclusion of students with disabilities in higher education with the theoretical bases of inclusion. The presented theoretical foundations were educational public policies for the education of persons with disabilities and the inclusion of people with disabilities in the context of higher education, which were presented views on the education of persons withdisabilities, access policies a nd permanence, as well as studies on disability and inclusion in higher education. Using the case study method, descriptive, this research studied the process of inclusion of students with disabilities at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, Salvador Campus. It was evident that while the institution has built a regulatory scope which would include the inclusion of people with disabilities and get an include core operating, accessibility conditions,methodological and pedagogical adaptations, training of teachers, are still insufficientto meet the needs of this audience, which has had a high number of dropout and low completion rate. It was concluded that to overcome this reality, are necessary to effect the already existing policies in the institution, with the promotion of teacher training, the realization of methodological changes, more organized core of inclusion as well as the introduction of differentiated training time for students with disabilities. With these actions, some already provided in the institutional normative scope, but not yet implemented, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, Salvador Campus, can achieve an inclusive educational practice.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Ensino Superior
Deficiência
Acesso
Permanência
Jovens com deficiência - Educação
Universidade e Faculdades públicas - Salvador (BA)
Direito à educação
Inclusive Education
Higher Education
Disabilities
Access
Permanence
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31851
Data do documento: 23-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Final.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.