Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31838
Tipo: Dissertação
Título: Alodê: metodologia fundamentada na ancestralidade afrodiaspórica para resgate e difusão de saberes das comunidades tradicionais
Autor(es): Barboza, Jamile da Hora
Autor(es): Barboza, Jamile da Hora
Abstract: Este trabalho teve como objetivo sistematizar e testar uma tecnologia social para resgate e difusão de saberes ancestrais para (re)construção de processos formativos. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica para compreender o papel da ancestralidade afrodiaspórica na construção do conhecimento, da observação participante e das entrevistas semiestruturadas em instituições educacionais do movimento negro e cotidiano do Quilombo Urbano Alto do Tororó, além da residência social em Angola, que foram analisadas pela análise de conteúdo. O percurso de elaboração da tecnologia social demonstrou a possibilidade de construir processos formativos referenciados por saberes ancestrais afrodiaspóricos. A aplicação do ALODÊ se deu em cinco etapas (Odu de Revelação, Odu da Origem, Odu da Transição, Odu da Ação e Odu da finalização) no Quilombo Urbano Alto do Tororó e possibilitou a troca de experiências para a construção de processos formativos, auxiliando a comunidade de marisqueiras a rememorar, a elaborar e a organizar seus saberes ancestrais, buscando a manutenção destes saberes no seu contexto.
Palavras-chave: Saberes ancestrais
Ancestralidade afrodiaspórica
Processos formativos
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Desenvolvimento e Gestão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31838
Data do documento: 20-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.