Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31820
Tipo: Dissertação
Título: Percepção de riscos ocupacionais em catadores de materiais recicláveis: Estudo em uma Cooperativa em Salvador-Bahia
Autor(es): Oliveira, Denise Alves Miranda de
Autor(es): Oliveira, Denise Alves Miranda de
Abstract: Introdução: Os catadores de materiais recicláveis surgem no Brasil como uma possibilidade no mercado de trabalho e sua atividade como uma alternativa que desvia dos aterros sanitários os resíduos sólidos recicláveis. A atividade de coleta de materiais recicláveis consiste no trabalho de recolher dos resíduos sólidos o material que será disponível para reciclagem e/ou reutilização. O manejo com resíduos sólidos pode expor o trabalhador da coleta de materiais recicláveis a riscos de ordem química, física, biológica, social, ergonômica e a acidentes. Objetivos: Analisar a percepção de riscos ocupacionais de catadores de materiais recicláveis; definir o perfil sócio-econômico de saúde e ocupacional; descrever o processo de trabalho e a percepção de riscos ocupacionais de catadores de materiais recicláveis de uma Cooperativa no município de Salvador-Bahia. Abordagem Metodológica: Foi escolhida a entrevista e a observação participante como técnicas de trabalho em campo e a Análise do Discurso como técnica de análise das informações coletadas por valorizar o sujeito inconsciente, a ideologia e a fala carreada de sentidos. Resultados: Observou-se que, para os catadores, a coleta seletiva no território público da rua tem um significado de risco, enquanto a sede da Cooperativa e o trabalho em equipe representam segurança; a percepção de risco está associada à proximidade do evento para os mais expostos e é inversamente proporcional à satisfação profissional. Apenas os riscos palpáveis e visíveis são referidos. Os principais riscos reconhecidos pelos trabalhadores são os de acidentes com materiais perfurocortantes, dermatoses, exposição às substâncias em pó de alumínio, serra e vidro e levantamento manual de peso elevado. A tomada de decisão sobre o risco é o enfrentamento, que parece garantir aos catadores uma classificação de poder, superação e vitória. Conclusão: Os catadores de materiais recicláveis buscam, através desta atividade, uma forma de inserção no mundo social e do trabalho e enfatizam sua contribuição para o meio ambiente. Têm como prioridade no seu processo de trabalho resolver, junto a órgãos de suporte, questões logísticas que aumentem a sua produção e lucratividade. Mencionam orgulho, satisfação, autonomia, sentimento de pertença e não elegem riscos ocupacionais como problema prioritário. Mais importante do que o risco é a satisfação, a identidade profissional e o rendimento conferidos pela Cooperativa.
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Coleta de resíduos sólidos
Catadores de materiais recicláveis
Percepção de riscos ocupacionais
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31820
Data do documento: 10-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cd-dissertação.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.