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Tipo: Dissertação
Título: Fatores associados a alterações vocais em professores
Autor(es): Brasil, Rafaela Noronha
Autor(es): Brasil, Rafaela Noronha
Abstract: A exposição a riscos oriundos da organização do trabalho e a certos hábitos e estilos de vida podem prejudicar a saúde vocal de professores. Objetivo: Identificar fatores associados a alterações vocais auto-referidas em professores. Método: Foi realizado estudo epidemiológico de abrangência censitária, de corte transversal, com natureza exploratória, com 4.496 professores da rede municipal de ensino de Salvador, Bahia, Brasil. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário padronizado. Definiu-se como variável dependente a alteração vocal presente há mais de quatro semanas e como variáveis independentes características sociodemográficas, da organização do trabalho docente, do ambiente físico de trabalho, características de saúde geral e hábitos vocais no trabalho. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, seguida de análise bivariada e multivariada. A análise de regressão logística utilizou como critério de associação estatística o nível de significância de 5%. Resultados: A prevalência de alteração vocal presente há mais de quatro semanas, autor-referida, foi de 20,4%. Após a modelagem, as variáveis que permaneceram associadas (p < 0,05) à alteração vocal foram: ser do sexo feminino (RP=1,57), cor da pele negra (RP=1,19), atuar como professor há mais de 10 anos (RP=1,02), não utilizar microfone (RP=1,32), acústica inadequada (RP=1,21), exposição a poeira (RP=1,21), dificuldades para dormir (RP=1,97), rinite/sinusite (RP=1,36), falar alto (RP=1,55) e gritar durante as aulas (RP=1,44). Conclusão: O estudo revelou alta prevalência e múltiplos fatores associados às alterações vocais dos professores. Fatores e hábitos relacionados ao trabalho exercem grande influência na saúde vocal dos professores. Esse conhecimento possibilita a elaboração de medidas de prevenção e controle dos ambientes de trabalho de docentes
Palavras-chave: Distúrbios da voz
Ensino
Saúde do trabalhador
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31812
Data do documento: 10-Abr-2020
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