Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31791
Tipo: Dissertação
Título: Indicadores sanitário-ambientais: classificação de bacias de esgotamento sanitário e micro-áreas na cidade de Salvador-Bahia
Autor(es): Lima, Ana Maria Cerqueira
Autor(es): Lima, Ana Maria Cerqueira
Abstract: Estudos têm demonstrado que um grande percentual da carga global de doenças em seres humanos pode ser atribuído à falta de acesso a abastecimento de água e esgotamento sanitário e a condições inadequadas de higiene. Alguns poucos estudos tem avaliado a qualidade ambiental. Diante da necessidade de se avaliar a qualidade ambiental urbana em áreas específicas da cidade do Salvador, esta dissertação propõe uma metodologia para classificação de 8 bacias de esgotamento sanitário e suas respectivas 23 micro-áreas, através de seus indicadores sanitário-ambientais, utilizando a técnica estatística de Análise de Agrupamentos (Cluster Analysis). Para tanto, foi utilizado banco de dados do Projeto de Avaliação de Impacto Epidemiológico do Programa de Saneamento Ambiental da Baía de Todos os Santos – Programa Bahia Azul, elaborado pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA), relativo ao ano 2000. Esses indicadores referem-se às seguintes categorias de análise: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais, infra-estrutura urbana, limpeza urbana e tipologia construtiva. O resultado da classificação pela técnica de Análise de Agrupamentos indicou que as micro-áreas e bacias de esgotamento que abrigam população com as melhores condições de infra-estrutura sanitária, apresentaram melhores e mais consistentes resultados para os diferentes indicadores.
Palavras-chave: Saneamento
Indicadores Ambientais
Análise de Agrupamentos
Bahia Azul
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31791
Data do documento: 9-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.