Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31773
Tipo: Dissertação
Título: Além das grades: associação entre aspectos psicossociais do trabalho e saúde mental de agentes penitenciários da região metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil
Autor(es): Santos, Sheila Nascimento
Autor(es): Santos, Sheila Nascimento
Abstract: Introdução: O trabalho ocupa papel central na vida das pessoas e é considerado um fator relevante na formação da identidade pessoal e de inserção social, essencial no curso de vida do indivíduo. Agentes penitenciários (AP) exercem a difícil tarefa de manter, sob custódia, indivíduos privados de liberdade, executam atividades que exigem grande preparo e, envolvem diversos tipos de cargas laborais, especialmente as psíquicas. O campo prisional é um ambiente de trabalho com alta exposição a riscos psicossociais, fazendo com que os trabalhadores, estejam expostos a problemas de saúde relacionados ao trabalho. Dentre os fatores que produzem estas cargas, tem-se destacado as características psicossociais do trabalho. Objetivo: Investigar os fatores associados à saúde mental de agentes penitenciários do principal Complexo Prisional do Estado da Bahia na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Bahia, Brasil. Métodos: Estudo de corte transversal com base em um censo dos AP do complexo prisional da Mata Escura na Região Metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil. O instrumento de coleta foi um questionário autoaplicado, com informações sociodemográficas e características de trabalho. Duas variáveis desfecho foram consideradas no estudo: sintomatologia depressiva e triagem diagnóstica de depressão maior (DPM), avaliadas pelo Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). Inicialmente, realizou-se uma etapa descritiva das variáveis e um modelo exploratório para ambos os desfechos. Na análise bivariada, estimouse as razões de prevalência e seus respectivos intervalos de confiança de 95% e, por fim, a análise de regressão logística. As Odds Ratios obtidas na análise multivariada por regressão logística foram transformadas em Razões de Prevalência com uso da regressão de Poisson modelo robusto. Resultados: Foi possível dimensionar a frequência dos transtornos depressivos em agentes penitenciários, identificar as características de trabalho e saúde mental dos trabalhadores do cárcere, suas associações com os aspectos psicossociais do trabalho e as repercussões na saúde mental. No modelo final da análise multivariada a associação para ambos os desfechos avaliados foi mais forte em AP do sexo feminino e naqueles que referiram ter sofrido ameaça por facções e, para sintomas depressivos, nos AP com maior tempo de trabalho. Considerações finais: Esse trabalho permitiu identificar alta prevalência de transtornos depressivos em trabalhadores do cárcere em comparação com a população geral. O trabalho no cárcere vai além do contexto interno, pois medo e exposição vivenciada dentro e fora dos muros prisionais são condições que podem afetar a saúde mental desses trabalhadores.
Palavras-chave: Prisões
Depressão
Sintomas depressivos
Saúde mental
Transtornos depressivos
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31773
Data do documento: 8-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL - SHEILA NASCIMENTO SANTOS 10.01.2020.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.