Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31619
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A dimensão estética da matemática: perspectivas de um conhecimento sensível em articulação com os conteúdos matemáticos. |
Autor(es): | Souza, Lindon Johnson Sampaio |
Autor(es): | Souza, Lindon Johnson Sampaio |
Abstract: | A presente pesquisa de caráter bibliográfico e realizada em meio eletrônico, na internet, tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a prática do ensino da matemática na perspectiva da sua dimensão estética. Nossa proposta parte de ações interdisciplinares tendo como pano de fundo as linguagens artísticas, por considerá-las o modo mais prazeroso de interagir com estudantes que levam em seus processos de aprendizagem, um conhecimento prévio sobre a matéria, mas devido as dificuldades impostas pelo seu ensino, tornam-se desmotivados para prosseguir com esses estudos. Criam-se estigmas, desconfortos, desânimo mesmo sabendo da importância em suas vidas e como fator de desenvolvimento da suas capacidades cognitivas. Esperasse que esse trabalho possa ser ampliado em contextos maiores e gerais pela discussão que suscita. |
Palavras-chave: | Educação estética Estética da Matemática Pratica de ensino Experiência estética Beleza da matemática |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31619 |
Data do documento: | 10-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_DIMENSAO_ESTETICA_DA_MATEMATICA.pdf | 419,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.