Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31619
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A dimensão estética da matemática: perspectivas de um conhecimento sensível em articulação com os conteúdos matemáticos.
Autor(es): Souza, Lindon Johnson Sampaio
Autor(es): Souza, Lindon Johnson Sampaio
Abstract: A presente pesquisa de caráter bibliográfico e realizada em meio eletrônico, na internet, tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a prática do ensino da matemática na perspectiva da sua dimensão estética. Nossa proposta parte de ações interdisciplinares tendo como pano de fundo as linguagens artísticas, por considerá-las o modo mais prazeroso de interagir com estudantes que levam em seus processos de aprendizagem, um conhecimento prévio sobre a matéria, mas devido as dificuldades impostas pelo seu ensino, tornam-se desmotivados para prosseguir com esses estudos. Criam-se estigmas, desconfortos, desânimo mesmo sabendo da importância em suas vidas e como fator de desenvolvimento da suas capacidades cognitivas. Esperasse que esse trabalho possa ser ampliado em contextos maiores e gerais pela discussão que suscita.
Palavras-chave: Educação estética
Estética da Matemática
Pratica de ensino
Experiência estética
Beleza da matemática
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31619
Data do documento: 10-Mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DIMENSAO_ESTETICA_DA_MATEMATICA.pdf419,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.