Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31609
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos bioéticos da qualidade de vida em saúde e suas implicações no trabalho de pessoas com deformidades faciais
Autor(es): Reis, Bruno Borges
Autor(es): Reis, Bruno Borges
Abstract: Pessoas com deformidades faciais podem ter dificuldades em estabelecer vínculos afetivos e sociais, interferindo na Capacidade para o Trabalho e, consequentemente, na Qualidade de Vida em Saúde. Objetivo: Analisar aspectos bioéticos que influenciam na Qualidade de Vida em Saúde e na Capacidade para o Trabalho de pessoas com deformidades faciais. Metodologia: Estudo com metodologia mista na qual a abordagem qualitativa subsidiou os dados colhidos na abordagem quantitativa. Para técnica qualitativa, utilizou-se de entrevista semiestruturada, a respeito da Qualidade de Vida em Saúde, relações interpessoais e acesso ao trabalho e aspectos bioéticos de pessoas com deformidades faciais. Como instrumentos de coleta quantitativa, foram utilizados o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) e o Medical Outcomes Study 36–Item Short–Form Health Survey (SF-36). Foram selecionados dezesseis indivíduos com deformidades faciais, oito com deformidades congênitas e oito com deformidades adquiridas, procedentes de serviços de atenção especializada de Salvador, Brasil. Resultados: A partir da análise das quatro categorias temáticas associadas às deformidades faciais identificadas neste estudo (Trabalho, Qualidade de Vida em Saúde, Cidadania e Relações Sociais), indivíduos com deformidades faciais adquiridas apresentaram menor Índice de Capacidade para o Trabalho, comparados àqueles com deformidade facial congênita. A reabilitação exerceu papel importante no retorno dos pacientes com quaisquer deformidades faciais às suas atividades laborais assim como na melhoria da Qualidade de Vida em Saúde. Conclusões: Pessoas com deformidades faciais estão expostas à conflitos bioéticos, como perda da Autonomia em tratamentos de saúde e problemas de relacionamento interpessoal no trabalho. Estas vulnerabilidades podem influir diretamente na Capacidade para o Trabalho e na Qualidade de Vida em Saúde destes indivíduos.
Palavras-chave: Bioética
Qualidade de Vida
Avaliação da Capacidade de Trabalho
Reabilitação
Fenda Labial
Anormalidades Maxilofaciais
Fissura Palatina
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31609
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL Bruno Reis.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.