Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31579
Tipo: Dissertação
Título: Os significados de riscos geniturinários decorrentes do trabalho em praia e manguezais para marisqueiras de salinas da margarida(Ba)
Autor(es): Browne, Ericka Souza
Autor(es): Browne, Ericka Souza
Abstract: O processo de trabalho realizado pelas marisqueiras está diretamente relacionado a riscos ginecológicos e urinários devido ao contato direto com a umidade dos manguezais e da água marinha. Este estudo tem o objetivo compreender os significados dos riscos geniturinários decorrentes do trabalho em ambientes úmidos de marisqueiras do Salinas da Margarida(Ba). Trata-se de um estudo qualitativo de abordagem etnográfica que utilizará a entrevista semiestruturada, observação participante e o diário de campo como instrumentos de investigação. Os sujeitos serão as Marisqueiras de Salinas da Margarida(Ba). As narrativas serão analisadas por meio da apreensão de sentidos, significados e símbolos com suporte do método hermenêutico de interpretação de práticas sociais e culturais envolvendo o trabalho das mulheres pescadoras. Os resultados poderão contribuir para a melhoria das condições de saúde das marisqueiras, através do conhecimento dos significados de risco geniturinários decorrentes do ambiente úmido e de que forma poderá se realizar ações de prevenção de enfermidades ocupacionais.
Palavras-chave: Doenças ocupacionais
Marisqueiras
Riscos geniturinários
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31579
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ericka Browne SAT.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.