Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31569
Tipo: Dissertação
Título: Trabalho, subjetividade e saúde do jovem operador de telemarketing: uma análise sob o ponto de vista da atividade
Autor(es): Santos, Aline Maria Nascimento
Autor(es): Santos, Aline Maria Nascimento
Abstract: O presente estudo teve o objetivo de realizar aproximações com o trabalho dos operadores de telemarketing, sob o ponto de vista da atividade, para compreender a dimensão subjetiva do trabalho e o modo como ela se relaciona com a deterioração da saúde desses trabalhadores. Além disso, compreender a especificidade da experiência do jovem nessa atividade. A compreensão das relações entre o trabalho, a subjetividade e a saúde do jovem operador de telemarketing se apoiou nos conceitos que fundamentam o ponto de vista da atividade de trabalho – trabalho prescrito, atividade, atividade impedida, normas antecedentes, renormatizações, “usos de si”- e nas contribuições dos estudos das Ciências Sociais sobre a juventude no mundo do trabalho contemporâneo. A pesquisa se desenvolveu por meio da revisão de literatura e da pesquisa empírica, qualitativa exploratória, inspirada em ferramentas metodológicas das Clínicas do Trabalho, em destaque a Clínica da Atividade e a Ergologia. Realizaram-se interlocuções junto ao sindicato dos operadores de Telemarketing, revisão de literatura, entrevistas individuais e uma aproximação com o método de Instrução ao sósia. Os resultados apontaram que: (1) A desrealização da organização do trabalho em teleatendimento e o comprometimento da função psicológica e do papel formador da atividade são nocivos à saúde associada ao trabalho em Telemarketing; (2) A abordagem ao cliente revela estratégias e arbitragens manejadas pelos teleoperadores, tendo como central a linguagem como meio de operar regulações na atividade; (3) A atividade do Telemarketing é uma experiência de trabalho provisório; (4) Os jovens estabelecem uma relação de distanciamento com o trabalho devido à escassez de oportunidades de desenvolvimento humano e profissional ofertadas a eles.
Palavras-chave: Subjetividade
Telemarketing
Atividade
Juventude
Trabalho
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31569
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_definitiva_gráfica (1).pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.