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Tipo: Dissertação
Título: (Des)dramatizando o ensino e a aprendizagem da língua inglesa na educação de jovens e adultos
Autor(es): Góes, Silvana Karina Teixeira
Autor(es): Góes, Silvana Karina Teixeira
Abstract: Esta dissertação foi ancorada nos paradigmas teóricos da Linguística Aplicada e objetiva investigar como o uso da dramatização pode favorecer o ensino e a aprendizagem da língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos. Esta proposta pretendeu envolver os estudantes em uma dinâmica diferenciada das aulas puramente expositivas. Trata-se de um trabalho acadêmico que tem, como fundamentação teórica, autores como Paulo Freire (2007), Lev Vygotsky (1998), Stephen Krashen (1985), Gillian Ladousse (1987), Nogueira e Nodal (2017), entre outros. Segundo esses teóricos, a reflexão sobre o processo de aprendizagem nos instiga ao desenvolvimento de um pensamento crítico no sentido de propor mudanças a esse processo, apontando, assim, caminhos para uma aprendizagem mais significativa. O estudo, de cunho etnográfico, realizado com 52 estudantes do Colégio Estadual Vera Lux, visou investigar, através da dramatização, quais foram as percepções dos estudantes em relação ao seu desenvolvimento linguístico comunicativo na língua inglesa, e como ele favorece a inclusão, a integração e sua autonomia. A relevância deste trabalho reside no fato de que ele pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da língua inglesa na escola pública, especificamente na Educação de Jovens e Adultos.
This dissertation was anchored in the theoretical paradigms of Applied Linguistics and aims to investigate how the use of role-play may favor the teaching and learning of English in the Youth and Adult Education. This proposal intended to engage students in a different dynamics of purely expository classes. It is an academic work that has as theoretical foundation authors such as Paulo Freire (2007), Lev Vygotsky 1998), Stephen Krashen (1985), Gillian Ladousse (1987), Nogueira e Nodal ( 2017), among others. According to these theorists, the reflection on the learning process encourages us to develop critical thinking in order to propose changes to this process, pointing ways to a more meaningful learning. This ethnographic study, conducted with 52 students from Vera Lux Sate School, aimed to investigate through role-play what were the students’ perceptions regarding their communicative linguistic development in English, and how it favors inclusion, integration and their autonomy. The relevance of this work lies in the fact that it can contribute to improving the quality of English teaching and learning in public schools, specifically in Youth and Adult Education.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Língua inglesa
EJA
Dramatização
Educação de jovens adultos
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31544
Data do documento: 4-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

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