|
RI UFBA >
Instituto de Letras >
Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) >
Teses de Doutorado (PPGLINC) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31526
|
Title: | Englishing: investigando professores de língua inglesa em (perform)atividade no sertão dos tocós |
Authors: | Figueredo Neto, Raulino Batista |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Mendes, Edleise |
Keywords: | Englishing;Práticas linguajeiras;Ações pedagolinguísticas;Consciência crítica;Intercultural |
Issue Date: | 3-Mar-2020 |
Abstract: | O fazer pedagógico de professores de Língua Inglesa constitui-se em componente fundamental para o entendimento em relação ao seu processo formativo e, sobretudo, daquilo a que chamamos de Englishing, ou seja, da materialização tanto de sua atuação docente quanto dos usos empreendidos na língua ensinada. Nesse sentido, faz-se precípua a
compreensão em torno das práticas linguajeiras vocalizadas pelo professor de Língua Inglesa ao largo de sua produção enunciativa, fenômeno que carece de maior entendimento frente ao que significa, hoje, ensinar e aprender Inglês. Por esse viés, há em nossa presente pesquisa de
doutorado uma flagrante vinculação tanto aos estudos relacionados à subversão, acomodação e resistência no uso e ensino do inglês (CLEMENTE; HIGGINS, 2008; CANAGARAJAH, 2008) quanto às noções de agência, performatividade e (re)construção identitária (AUSTIN, 1955; BHAT, 2005; BUTLER, 1997). Desse modo, com o propósito de responder as questões orientadoras da pesquisa, lançamos mão de três instrumentos para a geração de dados
(questionário-narrativa, entrevista e excertos enunciativos), além das notas de campo e do
currículo do curso. As respostas advindas deste estudo resultam em importantes implicações
para o modo como se compreende não apenas a docência numa língua estrangeira, mas a
própria metalinguagem desses sujeitos em meio às suas atuações verbais. Assim considerando, os referidos resultados conclamam para uma postura formativa que instaure, em meio às ações pedagolinguísticas, uma consciência crítica e intercultural acerca da língua ensinada/aprendida. The pedagogical action of English language teachers constitutes itself as an essential
component for the understanding of their formative process and, above all, of something we
have dubbed Englishing, that is, the manifestation of both the teaching action and the
linguistic uses undertaken in the language being taught. Thus, it is of utmost importance to
establish a comprehension on the linguistic practices voiced by the English teachers along
their enunciative production, phenomenon which requires an in-depth understanding in the
teaching and learning of English in today’s world. By this means, the present doctoral
research presents a manifest connection to the studies related to both subversion,
accommodation and resistance in the use and teaching of English (CLEMENTE; HIGGINS,
2008; CANAGARAJAH, 2008) as well as the notions of agency, performativity and identity
(re)construction (AUSTIN, 1955; BHAT, 2005; BUTLER, 1997). Therefore, with the aim of
answering the research guiding questions, we resorted to three generation data tools
(questionnaire-narrative, interview and enunciative excerpts), as well as field notes and the
teacher’s undergraduation curriculum.The obtained answers show important implications to
the way we comprehend not only the teaching of a foreign language, but teacher’s
metalanguage itself in the midst of their verbal actions. Thus, these results urge to a formative
attitude that instills in the pedagolinguistic actions an intercultural and critical consciousness
within the reach of the language taught/learned. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31526 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado (PPGLINC)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|