Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31526
Tipo: Tese
Título: Englishing: investigando professores de língua inglesa em (perform)atividade no sertão dos tocós
Autor(es): Figueredo Neto, Raulino Batista
Autor(es): Figueredo Neto, Raulino Batista
Abstract: O fazer pedagógico de professores de Língua Inglesa constitui-se em componente fundamental para o entendimento em relação ao seu processo formativo e, sobretudo, daquilo a que chamamos de Englishing, ou seja, da materialização tanto de sua atuação docente quanto dos usos empreendidos na língua ensinada. Nesse sentido, faz-se precípua a compreensão em torno das práticas linguajeiras vocalizadas pelo professor de Língua Inglesa ao largo de sua produção enunciativa, fenômeno que carece de maior entendimento frente ao que significa, hoje, ensinar e aprender Inglês. Por esse viés, há em nossa presente pesquisa de doutorado uma flagrante vinculação tanto aos estudos relacionados à subversão, acomodação e resistência no uso e ensino do inglês (CLEMENTE; HIGGINS, 2008; CANAGARAJAH, 2008) quanto às noções de agência, performatividade e (re)construção identitária (AUSTIN, 1955; BHAT, 2005; BUTLER, 1997). Desse modo, com o propósito de responder as questões orientadoras da pesquisa, lançamos mão de três instrumentos para a geração de dados (questionário-narrativa, entrevista e excertos enunciativos), além das notas de campo e do currículo do curso. As respostas advindas deste estudo resultam em importantes implicações para o modo como se compreende não apenas a docência numa língua estrangeira, mas a própria metalinguagem desses sujeitos em meio às suas atuações verbais. Assim considerando, os referidos resultados conclamam para uma postura formativa que instaure, em meio às ações pedagolinguísticas, uma consciência crítica e intercultural acerca da língua ensinada/aprendida.
The pedagogical action of English language teachers constitutes itself as an essential component for the understanding of their formative process and, above all, of something we have dubbed Englishing, that is, the manifestation of both the teaching action and the linguistic uses undertaken in the language being taught. Thus, it is of utmost importance to establish a comprehension on the linguistic practices voiced by the English teachers along their enunciative production, phenomenon which requires an in-depth understanding in the teaching and learning of English in today’s world. By this means, the present doctoral research presents a manifest connection to the studies related to both subversion, accommodation and resistance in the use and teaching of English (CLEMENTE; HIGGINS, 2008; CANAGARAJAH, 2008) as well as the notions of agency, performativity and identity (re)construction (AUSTIN, 1955; BHAT, 2005; BUTLER, 1997). Therefore, with the aim of answering the research guiding questions, we resorted to three generation data tools (questionnaire-narrative, interview and enunciative excerpts), as well as field notes and the teacher’s undergraduation curriculum.The obtained answers show important implications to the way we comprehend not only the teaching of a foreign language, but teacher’s metalanguage itself in the midst of their verbal actions. Thus, these results urge to a formative attitude that instills in the pedagolinguistic actions an intercultural and critical consciousness within the reach of the language taught/learned.
Palavras-chave: Englishing
Práticas linguajeiras
Ações pedagolinguísticas
Consciência crítica
Intercultural
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31526
Data do documento: 3-Mar-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE ENGLISHING RAULINO NETO.pdf4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.