DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31505

Title: Uma análise crítica de trabalhos apresentados no encontro pesquisa em educação ambiental que abordam os temas consumismo e geração de resíduos.
Authors: Mota, Vanessa Santos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Almeida, Rosiléia Oliveira de
Keywords: Descarte do Lixo;Resíduos;Consumismo;Educação Ambiental;Garbage;Waste;Consumerism;Environmental Education
Issue Date: 3-Mar-2020
Abstract: O trabalho intitulado “Uma Análise Crítica de trabalhos apresentados no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) que abordam o tema Consumismo e a Geração de Resíduos” tem como objetivo analisar através da educação ambiental crítica sobre como a questão do consumismo e do descarte do resíduovem sendo abordado nos trabalhos apresentados no EPEA. O método utilizado foi qualitativo do tipo bibliográfico a partir de uma pesquisa teórica, no qual foram analisadas a 1ª e a 2ª edição doEPEA que aconteceu nos anos de 2001 e 2003; respectivamente,a8ª e a 9ª edições EPEA que ocorreram em 2015/2017.As questões que nortearam a pesquisa foram: perceber se há diferenças nas abordagens dos trabalhos apresentados nas edições. Dessa forma, mostramos como a educação ambiental crítica aborda a questão do consumo e geração de resíduos, em seguidatrazemos uma breve contextualização sobre o EPEA, relatamos sobre como os trabalhos apresentados em seus anais veem tratando o consumo e a geração de resíduos e,assim, é realizada uma comparação entre as abordagens dos trabalhos apresentados nos dois primeiros e dois últimos anais. Após a comparação percebemos que no aspecto da Abordagem ao Contexto Sócio/histórico todos trataram sobre este aspecto durante seus discursos. Os dois primeiros e dois últimos anais sob os aspectos das Considerações das Relações de Poder e Dominação, percebemos que houve um declínio nas abordagens que tiveram como embasamento essa concepção, pois em 2001 e 2003 três artigos defenderam sobre a necessidade de envolver a sociedade e seu contexto sócio/histórico e em 2015 e 2017 apenas um artigo aborda sobre essa necessidade. No aspecto da Crítica à Abordagem Conteudista também houve um declínio, pois em 2001 e 2003 encontramos três artigos que realizam suas pesquisas a partir dessa concepção, e nos anos de 2015 e 2017 não encontramos nenhuma pesquisa.
ABSTRACT The work entitled “A Critical Analysis of papers presented at the Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA)that address the theme of Consumerism and Waste Generation” aims to critically analyse how the issue of consumerism and waste disposal has been addressed in the works presented at the event. The methodology used was the bibliographic research, which will be analyzed the 1st, and 2nd edition of EPEA that took place in 2001 and 2003; respectively, the 8thand 9thEPEA editions that took place in 2015and 2017. The questions that guided the research were: to understand if there are differences in the approaches of the papers presented in the editions, if there have been advances over time in the way the papers have been dealing whit the problem of garbage.Thus, we will start the research showing how critical environmental education approaches the issue of consumption and waste generation, then we will bring a brief contextualization about the EPEA , we reported how the works presented in its annals have treated the consumption and generation a comparison will be made between the approaches of the work presented in the first two and last two.After the comparison we realized that in the aspect of the Approach of the socio-historical context everyone dealt with this aspect during their speeches. The first two and last two and last two annals on the Power relations considerations we realized that there was a decline in the approaches that were based on this conception, because in 2001 and 2003 three articles argued about the need to involve society and its approach of the socio-historical context, and in 2015 and 2017 only one article addresses this need. In the aspect of Criticism, the Content Approach also declined, because in 2001 and 2003 we found three articles that carry out their research from this conception, and in 2015 and 2017 we found no research aligned whit this conception.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31505
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO versão final revisada (1).pdf528.15 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA