Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31503
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento tácito e educação científica: a epistemologia de Michael Polanyi no ensino de Ciências
Autor(es): Silva, Thaís Soares
Autor(es): Silva, Thaís Soares
Abstract: O objetivo desta pesquisa é entender como a epistemologia de Michael Polanyi sobre o conhecimento tácito pode contribuir para a educação científica e o ensino de ciências, uma vez que a educação científica possui alguns problemas advindos principalmente das imagens ingênuas da ciência e do cientista, ocasionando a chamada crise no ensino de ciências. Diversos autores afirmam que essa crise é desencadeada pela evasão dos alunos nos cursos de ciências e pelo seu desinteresse por essas áreas. Diante dessas problemáticas, é possível notar um aspecto que se conecta com todas elas: a ausência da utilização de um conhecimento implícito que é considerado fundamental e basal para a construção do conhecimento científico, denominado Conhecimento Tácito. As escolas atuais, em sua maioria, estão caracterizadas pela objetivação do conhecimento através somente de teorias explícitas e de produtos tecnológicos delas derivados. O foco dos alunos exclusivamente nas aplicações práticas de tudo o que foi aprendido na escola desvia sua atenção de perceber o que realmente se sabe para aquilo que se consegue verbalizar. Dessa forma, este estudo possui como proposta de solução a utilização do Conhecimento Tácito, abordado pelo considerado filósofo Michael Polanyi, que é construído através do seu conhecimento pessoal. Para Polanyi, a troca de conhecimento acontece por meio de exemplos ensinados do mestre para o aprendiz – do professor para o aluno –, colocando ênfase na bagagem cultural e histórica do indivíduo como um molde intelectual. Sendo o conhecimento tácito a origem de todo conhecimento, e maior em dimensão, faz-se importante saber como ele funciona, para que assim se consiga estimulá-lo a fim de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, defende-se que essa proposta contribui para que esses indivíduos se tornem intelectualmente livres para escolher sua forma de vida e de conhecimento, colaborando para a tomada de decisões e a liberdade pessoal. Esta pesquisa é de cunho altamente teórico, alimentada por textos, livros, artigos etc. de autores reconhecidos nacional e internacionalmente.
The objective of this research is to understand how Michael Polanyi's epistemology about tacit knowledge can contribute to science education and science teaching, since science education has some problems arising mainly from naive images of science and the scientist, causing the so-called crisis in science education. Several authors state that this crisis is triggered by the dropout of students in science courses and by their lack of interest in these areas. Faced with these problems, it is possible to notice an aspect that connects them all: the absence of the use of implicit knowledge that is considered fundamental and basal for the construction of scientific knowledge, called Tacit Knowledge. Most schools today are characterized by the objectification of knowledge through only explicit theories and in technological products derived from them. The students' focus exclusively on the practical applications of everything that has been learned at school diverts their attention from realizing what is really known to what can be verbalized. Thus, this research has as a solution proposal the use of Tacit Knowledge approached by the considered philosopher Michael Polanyi, which is built through his personal knowledge. For Polanyi, the exchange of knowledge takes place through examples taught from the master to the apprentice, - teacher to the student - emphasizing the individual's cultural and historical background as an intellectual mold. Since tacit knowledge is the origin of all knowledge, and greater in dimension, it is important to know how it works, so that we can stimulate it in order to make learning more meaningful. In this sense, we defend that this proposal contributes for these individuals to become intellectually free to choose their way of life and knowledge, collaborating for decision-making and personal freedom. This research is highly theoretical, fed by texts, books, articles and so on nationally and internationally recognized authors.
Palavras-chave: Epistemologia
Filosofia da Ciência
Educação Científica
Conhecimento Tácito
Ensino de Ciências
CNPq: Filosofia da Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31503
Data do documento: 2-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.