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Title: Memórias indígenas - Nheenga: voz.
Authors: Batista, Hildonice de Souza
???metadata.dc.contributor.advisor???: Gallefi, Dante Augusto
Keywords: Índios-Educação-História-Bahia;Professores Indígenas;Memórias;Escolas Indígenas;Educação Multicultural;História. Professores(as) indígenas;Escolas Indígenas;Memórias;Educação Escolar Intercultural;History;Teachers indigenous;Indigenous School;Memories;Intercultural education school
Issue Date: 28-Feb-2020
Abstract: O presente estudo visa colaborar com a construção da história e da memória da educação escolar indígena na Bahia e no Brasil. Pretende-se entrelaçar compreensões e desvelamentos de significados, a partir das vozes/memórias e experiências vividas por professores e professoras indígenas das comunidades Kiriri, Pataxó e Tumbalalá. A memória e a história indígena são eixos centrais que desvelam categorias analíticas na perspectiva metodológica da fenomenologia. As vozes de professores(as) indígenas, uma vez entrecruzadas com análise fenomenológica, desvelaram categorias que reescrevem a história da educação escolar indígena e os movimentos indígenas contemporâneos. Trata-se de um estudo de caso múltiplo. A pesquisa documental, bibliográfica e a entrevista aberta subsidiaram este estudo. Concluiu-se que a memória de professores(as) desvela fatos, experiências e modelos de escolas não índias e índias, que traçam um percurso da história da educação escolar indígena, bem como desvela que a escola indígena contemporânea tem função de extrema relevância na organização política, cultural e social de cada comunidade indígena.
ABSTRACT This study aims to contribute to the construction of history and memory of indigenous education in Bahia and Brazil. It is intended to weave insights and unveilings of meanings, from the voices/memories and the experiences lived by teachers and teachers Kiriri of indigenous communities, Pataxó and Tumbalalá. The indigenous history and memory are central axes that unveiled analytical categories in methodological perspective of phenomenology. The voices of indigenous teachers, once crisscrossed with phenomenological analysis, unveiled categories that rewrite the history of indigenous education and indigenous movements contemporaries. It is a multiple case study. The research, literature and open interview subsidized this study. It was concluded that memory of teachers reveals facts, experiences and models of Indian and non-Indian schools, plotting a course in the history of indigenous education, and unveils the contemporary indigenous school has extremely important role in organization political, cultural and social development of each indigenous community.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31490
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