Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31478
Tipo: Tese
Título: Diálogo entre o pluralismo epistemológico e o multiculturalismo crítico na formação inicial de professores/as de Biologia.
Autor(es): Rosa, Isabela Santos Correia
Autor(es): Rosa, Isabela Santos Correia
Abstract: Argumentamos neste trabalho que experiências pautadas no Pluralismo Epistemológico (PE) e no Multiculturalismo Crítico (MC), durante a formação inicial de professores/as, poderão contribuir para que eles/as desenvolvam propostas visando à desconstrução de preconceitos e superação de desigualdades. Assim, o texto é composto por três estudos: o primeiro e o segundo são modalidades bibliográficas, correspondendo a um ensaio teórico e a uma revisão sistemática da literatura, respectivamente, e o terceiro representa um estudo empírico. O estudo um tem como objetivo problematizar a possibilidade de uma nova posição epistemológica sobre demarcação de conhecimentos, a partir das discussões frente às convergências e divergências entre o universalismo, o PE e o MC, a fim de compreender como essas perspectivas teóricas poderiam ser acionadas pelos/as professores/as para subsidiar diferentes práticas pedagógicas. O estudo dois objetiva analisar formas de abordar o conteúdo de Genética para suscitar uma prática condizente com o PE e o MC, por meio de uma revisão das experiências didáticas relatadas na literatura especializada. O estudo três apresenta como objetivo geral compreender como professores/as de Biologia em formação inicial integram os discursos do PE e do MC no seu repertório profissional, no contexto de uma disciplina de ensino de Genética. Este último caracteriza-se como uma pesquisa explanatória de natureza quali-quantitativa, desenvolvida na perspectiva do interacionismo simbólico, com a inserção de elementos da teoria crítica. O estudo empírico foi realizado com licenciandos/as em Biologia, da Universidade Federal de Sergipe, na forma de uma disciplina optativa de 60 horas, ministrada pela pesquisadora, a qual foi organizada na perspectiva do PE, ao abordar as diferentes formas de conhecimentos, bem como na perspectiva do MC, ao discutir as relações de poder construídas em torno da diversidade de grupos socioculturais. Como procedimentos para produção de dados foram utilizados documentos produzidos pelos/as licenciandos/as, observações e entrevista individual, os dois últimos com registro em áudio e/ou vídeo. A análise dos dados foi conduzida tendo por referência à teoria sociocognitiva do discurso proposta por Van Dijk. Concluímos que o conhecimento, que não foi apreendido pela experiência, é construído por meio do discurso. Assim, uma formação comprometida com a diversidade cultural e com a desconstrução de preconceitos e a superação de desigualdades é fundamental para que os/as professores/as pensem em práticas dessa natureza na prática docente.
ABSTRACT We argue in this paper that experiences based on Epistemological Pluralism (EP) and Critical Multiculturalism (CM), during the initial formation of teachers, may contribute to them developing proposals aiming at the deconstruction of prejudice and overcoming inequalities. Thus, the project consists of three studies: The first and the second are bibliographic modalities, corresponding to a theoretical essay and a systematic literature review, respectively, and the third represents an empirical study. Study one aims to problematize the possibility of a new epistemological position on demarcation of knowledge, from the discussions on the convergences and divergences between universalism, the EP and the CM, in order to understand how these theoretical perspectives could be teachers to subsidize different pedagogical practices. Study two aims to analyze ways of approaching the content of genetics to raise a practice consistent with the EP and CM, through a review of didactic experiences reported in the specialized literature. Study three presents as a general objective to understand how biology teachers in initial formation integrate the discourses of EP and CM in their professional repertoire, in the context of a discipline of teaching genetics. The latter is characterized as an explanatory research of quali-quantitative nature, developed from the perspective of symbolic interactionism, with the insertion of elements of critical theory. The empirical study was conducted with undergraduate students in Biology, from the Federal University of Sergipe, in the form of an optional 60-hour course, taught by the researcher, which was organized from the perspective of the EP, by addressing the different forms of knowledge; as well as from the perspective of the CM, when discussing the power relations built around the diversity of socio-cultural groups. As procedures for data production were used documents produced by the undergraduates, observations and individual interview, the last two with audio and/or video recordings. Data analysis was conducted with reference to the sociocognitive theory of discourse proposed by Van Dijk. We conclude that knowledge, which was not apprehended by experience, is constructed through discourse. Thus, a formation committed to cultural diversity and with the deconstruction of prejudice and overcoming inequalities is fundamental for teachers to think about such practices in teaching practice.
RESUMEN Argumentamos en este artículo que las experiencias basadas en el pluralismo epistemológico (PE) y el multiculturalismo crítico (MC), durante la formación inicial de los docentes, pueden contribuir a que desarrollen propuestas destinadas a la deconstrucción de prejuicios y la superación de las desigualdades. Así, el proyecto consta de tres estudios: el primero y el segundo son modalidades bibliográficas, correspondientes a un ensayo teórico y una revisión sistemática de la literatura, respectivamente, y el tercero representa un estudio empírico. El primer estudio tiene como objetivo problematizar la posibilidad de una nueva posición epistemológica sobre la demarcación del conocimiento, a partir de las discusiones sobre las convergencias y divergencias entre el universalismo, el PE y el MC, para comprender cómo estas perspectivas podrían subsidiar diferentes prácticas pedagógicas. El estudio dos tiene como objetivo analizar formas de abordar el contenido de la genética para plantear una práctica consistente con el PE y MC, a través de una revisión de las experiencias didácticas reportadas en la literatura especializada. El estudio tres presenta como un objetivo general comprender cómo los profesores de biología en formación inicial integran los discursos de PE y MC en su repertorio profesional, en el contexto de una disciplina de enseñanza de la genética. Este último se caracteriza por ser una investigación explicativa de naturaleza cuali-cuantitativa, desarrollada desde la perspectiva del interaccionismo simbólico, con la inserción de elementos de la teoría crítica. El estudio empírico se realizó con estudiantes universitarios de biología, de la Universidad Federal de Sergipe, en forma de un curso opcional de 60 horas, impartido por la investigadora, que se organizó desde la perspectiva del PE, abordando las diferentes formas de conocimiento; así como desde la perspectiva del MC, cuando se discuten las relaciones de poder construidas alrededor de la diversidad de los grupos socioculturales. Como procedimientos para la producción de datos se utilizaron documentos producidos por los estudiantes universitarios, observaciones y entrevistas individuales, los dos últimos con grabaciones de audio y/o video. El análisis de datos se realizó con referencia a la teoría sociocognitiva del discurso propuesta por Van Dijk. Concluimos que el conocimiento, que no fue aprehendido por la experiencia, se construye a través del discurso. Por lo tanto, una formación comprometida con la diversidad cultural y con la deconstrucción de prejuicios y superación de desigualdades es fundamental para que los maestros piensen sobre tales prácticas en la práctica docente.
Palavras-chave: Pluralismo epistemológico
Multiculturalismo crítico
Formação
Professores
Biologia
Epistemological pluralism
Critical multiculturalism
Formation
Teachers Biology
Formación maestros biología
CNPq: Educação
Ciências Biológicas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31478
Data do documento: 14-Fev-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.