DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) >
Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31470

Title: O ensino da Matemática na educação profissional de nível médio do Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano: desafios e possibilidades.
Authors: Santana, Adriana Bezerra Cavalcanti
???metadata.dc.contributor.advisor???: Lima, Tatiana Polliana Pinto
Keywords: Matemática (Ensino - médio) - Estudo e ensino;Ensino profissional;Ensino Integrado;Aprendizagem;Dificuldades de Aprendizagem;Aprendizagem Significativa;Distúrbios da aprendizagem;Integrated High School;Vocational Education;Learning Disabilities;Meaningful learning
Issue Date: 12-Feb-2020
Abstract: O texto “O ensino da Matemática na Educação Profissional de nível médio do Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano: Desafios e possibilidades” resultou do desejo de repensar e redirecionar o processo de ensinar e aprender Matemática na Educação Profissional de nível médio no Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. O estudo buscou discutir as causas do fracasso escolar relacionado às dificuldades de aprendizagem e aos altos índices de reprovação na disciplina de Matemática na 1ª série do Ensino Médio Integrado, a fim de apresentar caminhos para inovações nas metodologias de ensino, com vistas a obter uma aprendizagem significativa, por meio do projeto de intervenção “Construindo um novo espaço para pensar e aprender Matemática”. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, realizado em dois momentos: o diálogo com os professores, através de entrevistas com seis docentes; e o diálogo com os estudantes, com o grupo focal. Os dados coletados foram analisados via análise de conteúdo, de Bardin e embasados em autores como Bezerra, Kuenzer, Ausubel, Moreira, Freire, entre outros. Ao final, percebe-se que os estudantes do Campus Petrolina Zona Rural reconhecem a importância e a utilidade da Matemática em suas vidas e, assim como os professores, acreditam que as dificuldades de aprendizagem e os altos índices de reprovação nesta disciplina estão relacionados a um conjunto de fatores, entretanto, é na base de formação do estudante que está o cerne do problema em questão. Docentes e discentes comungam, portanto, com a necessidade de implementação de ações que possam dar significado ao conhecimento matemático.
ABSTRACT The text “Teaching Mathematics in Secondary Vocational Education at Campus Petrolina Rural Zone of the Federal Institute of Sertão Pernambucano: Challenges and Possibilities” resulted from the desire to rethink and redirect the process of teaching and learning Mathematics in Secondary Vocational Education in Petrolina Campus Rural Zone of the Federal Institute of Sertão Pernambucano. The study aimed to discuss the causes of school failure related to learning disabilities and high failure rates in the Mathematics discipline in the 1st grade of Integrated High School, in order to present ways for innovations in teaching methodologies, with a view to achieving meaningful learning, through the intervention project “Building a new space for thinking and learning mathematics”. This research was developed from the qualitative approach, using the case study method, carried out in two moments: the dialogue with the teachers, through interviews with six teachers and the dialogue with the students, with the focus group. The collected data were analyzed through content analysis by Bardin and based on authors such as Bezerra, Kuenzer, Ausubel, Moreira, Freire, among others. At the end, it is clear that students of Campus Petrolina Zona Rural recognize the importance and usefulness of mathematics in their lives and, like teachers, believe that the learning difficulties and high failure rates in this subject are related to a set of factors, however, is at the base of student education that lies at the heart of the problem in question. Therefore, teachers and students share the need to implement actions that can give meaning to mathematical knowledge.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31470
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PI - MPED - ADRIANA SANTANA - 2019.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA