Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31457
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Imagem de marca: uma análise da construção de identidade no universo fílmico do Chanel nº 5
Autor(es): Camara, Alana Damasceno Arruda
Autor(es): Camara, Alana Damasceno Arruda
Abstract: O presente trabalho tem como propósito analisar de que modo a identidade e o projeto de marca do perfume Chanel No 5 são construídos no universo fílmico representado por seus comerciais, buscando entender se, de fato, a publicidade voltada para este produto interpela o consumidor não apenas para convencê-lo, mas principalmente para comovê-lo. Tal posição é levantada por teóricos como Gilles Lipovetsky, que entendem o consumo contemporâneo como um fenômeno cada vez mais emocional e íntimo, em que os indivíduos estabelecem uma relação afetiva com produtos e marcas, especialmente no que tange o mercado de luxo Como caminho metodológico para a análise dos elementos internos dos comerciais serão empregados os pressupostos teórico-metodológicos da Poética do Cinema, desenvolvida por Wilson Gomes e equipe, e aplicada no Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise Fílmica, da Universidade Federal da Bahia. As noções de identidade e de projeto de marca, por sua vez, serão remontadas a partir dos modelos desenvolvidos por Andrea Semprini, que levam em consideração a dimensão semiótica como modo fundamental de existência da marca, entendida como uma entidade complexa, abstrata, instável e multiforme. Partindo de uma análise dos mecanismos de funcionamento interno das obras, pretende-se demonstrar como cada filme funciona e de que modo seus efeitos próprios, e prioritariamente emocionais, estão vinculados aos conceitos e valores que compõem a marca.
Palavras-chave: Consumo emocional
Mercado de luxo
Publicidade
Chanel No 5
Poética do cinema
CNPq: Comunicação
País: brasil
Sigla da Instituição: Facom
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31457
Data do documento: 11-Fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_AlanaCamara.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.