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Title: Ensino de teclado no PROLICENMUS: um estudo sobre as relações entre o repertório exigido nas avaliações N2 e o rendimento alcançado pelos egressos
Authors: Schultz, Edilson
???metadata.dc.contributor.advisor???: Nunes, Helena Müller de Souza
Keywords: Ensino de Teclado;EAD;Avaliação;PROLICENMUS;Estudo e Ensino;Música
Issue Date: 6-Feb-2020
Abstract: Esta pesquisa é crítico-descritiva com abordagem quantitativa, baseado em revisão bibliográfica e análise documental. Ela estuda a correlação entre as características do repertório exigido e os conceitos obtidos pelos alunos, em avaliações práticas de instrumento, denominadas de N2, ao longo de oito dos nove semestres de um curso EAD para formação de professores de Música. Seu objetivo é formular subsídios para o debate acadêmico pertinente a esse tema. O locus desta pesquisa é a interdisciplina Seminário Integrador – Teclado, integrada à matriz curricular do curso Licenciatura em Música EAD da UFRGS e Universidades Parceiras (PROLICENMUS). Esse curso foi um programa especial de graduação a distância mediada pela internet, acontecido no período de 2008.1 a 2012.1, em abrangência nacional. As fontes de dados foram os ambientes virtuais de aprendizagem, os espaços acadêmicos do PROLICENMUS e também arquivos particulares de seus ex-professores e ex-tutores. Informações ali obtidas foram pareadas, conferidas e sistematizadas, culminando em dois conjuntos de interesse: uma listagem completa do repertório exigido para as Avaliações N2 (relativas ao desempenho instrumental e domínio técnico de repertório, em sentido restrito); e uma tabela geral de rendimento dos alunos, os quais, tendo realizado satisfatoriamente sua prática instrumental em Teclado, chegaram à formatura. Neste curso inovador e inédito, verificou-se que, no decorrer dos semestres letivos, houve modificações em formatos de documentos orientadores e avaliativos, e em procedimentos diversos, conforme necessidades que surgiam, cotidianamente; contudo, sempre respeitando a proposição original do Projeto Pedagógico de Curso. Tais flutuações se fizeram evidentes também no mapeamento geral dos conceitos obtidos pelos alunos e aceita-se que tais conceitos refletem o rendimento alcançado pelos alunos, nas avaliações, às quais se submetiam. As provas N2 de SI-Teclado mediam as habilidades instrumentais e musicais específicas de instrumentista. Logo, os programas de prova previstos evidenciam o que se esperava dos alunos, em termos dessas habilidades. Nesta pesquisa, foram utilizados dois grupos de autores para dar suporte teórico, destacando-se Nunes et al. (2012), Moore (2008) e Bauer (2015), nas concepções de natureza estruturais, didáticas e pedagógicas de cursos de EAD mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação; e Glaser (2011), Marun (2010) e Kaplan (1987), para darem suporte a uma abordagem com foco na natureza musical e técnica de ensino de Piano, no caso, realizado de modo adaptado ao ensino de Teclado.
This research is critical-descriptive, quantitative and based on literature review and documentary analysis. Its subject matter is the correlation between the characteristics of the required repertoire and the concepts acquired by the students in practical instrument evaluations, called N2, over eight of the nine semesters of an E-Learning program for music teachers training. Its aims at contributing to academic debate pertinent to such subject matter. The locus of this research is the interdisciplinary Integrator Seminar - Keyboard, which is part of the curriculum of UFRGS’s and its Partner Universities E-Learning Music Degree (PROLICENMUS). This program was a special web-based distance learning undergraduate degree held nationwide from 2008.1 to 2012.1. The data sources were the virtual learning environments and the academic spaces of PROLICENMUS, as well as the private archives of its former teachers and tutors. The data there obtained was matched, verified and systematized, culminating in two relevant sets of information: a complete listing of the repertoire required for N2 Assessments (related to instrumental performance and technical domain of repertoire, in a narrow sense); and a general table of academic performance of the students, of whom those who have satisfactorily performed on the keyboard have graduated. In this innovative and unprecedented course, it was found that, during the semesters, there were modifications in guiding and evaluative document formats, and in different procedures, according to daily needs; however, always respecting the original proposition of the Pedagogical Course Project. Such fluctuations were also evident in the general mapping of the concepts obtained by the students and it is accepted that such concepts reflect the performance achieved by the students in the evaluations to which they were submitted. IS-Keyboard N2 tests measured instrumentalist-specific musical and instrumental skills. Thus, the planned test programs show what was expected of students in terms of these skills. In this research, two groups of authors were used to provide theoretical support, especially Nunes et al. (2012), Moore (2008) and Bauer (2015), in the structural, didactic and pedagogical conceptions of E-Learning courses mediated by Information and Communication Technologies; and Glaser (2011), Marun (2010) and Kaplan (1987), to support an approach focused on the musical nature and technique of piano teaching, in this case, performed in a manner adapted to keyboard teaching.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31445
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