Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31443
Tipo: Tese
Título: O Tempo na Música: um estudo sobre o tempo no ensaio musical
Autor(es): Hübner, Guilherme Osiris
Autor(es): Hübner, Guilherme Osiris
Abstract: O Tempo e a Música são indissociáveis. A Música precisa do Tempo para existir. No Ensaio Musical tanto o Tempo quanto a Música sofrem algum tipo de manejo, diferente dos outros lugares de manifestação musical. Evidencia-se a ausência na literatura de execução musical quanto à compreensão do tempo em ensaios musicais. Esta tese questiona: como o tempo se apresenta no Ensaio Musical? O objetivo geral deste trabalho foi o de compreender o tempo no ensaio musical. Os objetivos específicos foram: mensurar o tempo no ensaio musical e analisar os fatores que interferem na medida do tempo no ensaio musical. A pesquisa se desenvolveu por abordagem teórica e estudo empírico estruturado, em um percurso metodológico dedutivo, com técnicas de abordagem teórica, constituído de breve revisão de literatura e fundamentação teórica com base em pesquisa bibliográfica e estudo empírico estruturado a partir da fundamentação teórica. Metodologicamente nesta pesquisa foi realizado um experimento, tendo ensaios musicais como objetos, em que foi observada a mensuração de tempo e realizada entrevista, também, como técnicas de levantamento de informações, a análise quantitativa da medida do tempo nos ensaios e análise qualitativa dos fatores que interferem na medida do tempo nos ensaios. As observações do experimento foram realizadas durante ensaios de uma Orquestra Sinfônica de uma Universidade. As entrevistas com o regente confirmaram as impressões do pesquisador e ajudaram na categorização dos dados, no processamento, comparações e análises. Neste trabalho a observação processual foi relevante, ressaltando-se a importância do entendimento do ensaio como processo e a atividade da regência como gestão de processos, sendo o maestro o gestor que coordena o processo em si. Assim, a gestão do ensaio passa a ser a gestão do tempo no ensaio, pois sendo o ensaio uma entidade organizacional gerenciável como também um grande processo, com suas estruturas menores, conclui-se que o ensaio é um processo gerenciado por questões de temporalidade. Com a utilização de melhores práticas de gestão de tempo de ensaio os Tempos dos processos de ensaio serão mais eficazes.
A medida do tempo no ensaio musical passa pelo entendimento do ensaio como processo, sendo visto parametricamente como gestão de processos e mais especificamente como gestão de tempo nos processos de ensaio.
Palavras-chave: Música
Regência
Ensaio Musical
Tempo
Gestão de tempo
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGMUS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31443
Data do documento: 6-Fev-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.