Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31441
Tipo: Dissertação
Título: Prevalência de distúrbios musculoesqueléticos em membros superiores e fatores associados em trabalhadores de limpeza urbana de Salvador, Bahia
Autor(es): Pereira, Adilton Luiz Pio
Autor(es): Pereira, Adilton Luiz Pio
Abstract: Realizou-se estudo transversal para estimar prevalência e identificar fatores associados aos distúrbios musculoesqueléticos (DME) em trabalhadores da limpeza urbana de Salvador-BA. Seiscentos e vinte e quatro trabalhadores responderam ao questionário aplicado por entrevistador treinado durante expediente de trabalho. Demandas físicas no trabalho foram medidas pelo auto-registro dos trabalhadores, em escala numérica de seis pontos, com âncoras nas extremidades. Demanda psicológica, controle e suporte social foram medidos para avaliar demandas psicossociais. Características individuais e atividades extra-laborais também foram examinadas. Foi definido como “caso de DME” o relato de sintomas de dor ou desconforto nos punhos ou mãos, cotovelos ou antebraços, ombros ou parte alta do dorso ou pescoço nos últimos 12 meses, com duração > uma semana ou freqüência mínima mensal, que havia determinado restrição ao trabalho ou procura médica ou tendo gravidade ≥ 3 em escala de cinco pontos. Verificou-se 39% de DME em pelo menos um dos segmentos dos membros superiores ou pescoço. Foram constatadas as mais elevadas prevalências nas regiões dos ombros (18%) e parte alta do dorso e pescoço (11%). Análise multivariada revelou que DME em ombro ou parte alta do dorso ou pescoço associa-se à demanda física (braços elevados acima dos ombros), demanda psicossocial e tempo de trabalho maior que 56 meses. Além disso, uso de bebida e ter filhos com menos de 02 anos tiveram associação negativa. Constatada a elevada prevalência de DME e sua associação com demandas do trabalho, aponta-se a necessidade de intervenções nas condições de trabalho desses profissionais.
Palavras-chave: Lesões por esforços repetitivos
Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho
LER/DORT
Gari
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31441
Data do documento: 5-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoPio.pdf364,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.