Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31417
Tipo: Tese
Título: Terço superior da mandioca ensilado com tanino condensado: qualidade da silagem e uso na alimentação de cabras leiteiras
Autor(es): Nascimento, Thiago Vinicius Costa
Autor(es): Nascimento, Thiago Vinicius Costa
Abstract: Objetivou-se avaliar o consumo, o comportamento ingestivo, a digestibilidade, o desempenho produtivo e as características físico-químicas do leite em cabras alimentadas com silagens do terço superior da mandioca adicionado de tanino condensado no momento da ensilagem. O material ensilado foi composto pelo terço superior da mandioca (Manihot esculenta) adicionado de tanino condensado nos níveis 0; 2,5; 5; e 7,5% na matéria seca (MS) da silagem. Foram utilizadas 8 cabras anglonubianas, com 40 ± 2 kg, em um delineamento quadrado latino duplo com 4 períodos e 4 níveis. Avaliou-se o efeito da dieta na fisiologia do animal utilizando-se as variáveis consumo, comportamento ingestivo, digestibilidade da dieta, desempenho produtivo e variação de peso dos animais, e produção e características físico-químicas do leite. A inclusão de tanino na ensilagem não teve efeito significativo (P>0,05) nos consumos de água, matéria seca, fibra em detergente neutro (FDN) e proteína bruta (PB), entretanto a relação consumo de MS% Peso Vivo (CMS%PV) apresentou comportamento quadrático, com valores máximos no nível de 2,91% de tanino condensado. O tempo de ruminação apresentou comportamento quadrático (P=0,01) com ponto de máxima no nível de 4,74% de tanino. A digestibilidade de PB, FDN, CNF e o teor de NDT sofreram efeito significativo (P=0,02; P=0,04; P=0,03; P=0,03), com comportamento linear decrescente à medida que aumentou o nível de tanino condensado. Houve efeito quadrático dos níveis de tanino adicionados no material ensilado (P<0,05) sobre as quantidades de nitrogênio retido e do balanço de n, cujos pontos de máxima ocorreram nos nível de 3,95% e 3,69% de tanino. A inclusão de tanino não afetou a produção de leite (P>0,05), mas teve efeito significativo (P=0,02) na concentração de N ureico no leite, que apresentou comportamento linear decrescente. A adição de tanino condensado a 3,95% na ensilagem do terço superior da mandioca promove maior retenção de nitrogênio que pode favorecer nos aspectos produtivos de cabras em lactação.
Palavras-chave: Compostos fenólicos
Nutrição animal
Resíduos
Ruminantes
Ovinos - Alimentação e rações
CNPq: Nutrição e Alimentação Animal
País: Brasil
Sigla da Instituição: POSZOO-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31417
Data do documento: 4-Fev-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGZOO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGO VINICIUS COSTA NASCIMENTO - 20-05-2016.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.