Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31397
Tipo: Dissertação
Título: Estado nutricional, nível de atividade física e qualidade de vida relacionada à saúde de estudantes universitários de origem
Autor(es): Santana, Laísa dos Santos
Autor(es): Santana, Laísa dos Santos
Abstract: Introdução:Arecente introdução do sistemas de cotas tem contribuído para o acesso de estudantes de origem indígena a universidades públicas brasileiras. A migração desses estudantes para os grandes centros urbanos associa-se a mudanças no seu estilo de vidaque podemlevaranovos hábitos alimentares, menor prática de atividade física, alterações na saúde, no estado nutricional e na qualidade de vida relacionada à saúde. Objetivo: Descrever o estado nutricional, nível de atividade física e qualidade de vida relacionada à saúde dos estudantes universitários de origem indígena de uma universidade pública federal. Metodologia: Estudo de corte transversal exploratório com o universo dos estudantes de origem indígena de uma universidade pública federal. Foram coletadas informações sobre aspectos sociodemográficos, antropométricos (peso, altura, dobras cutâneas e bioimpedância) e de saúde, e aplicados os questionários Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ–Versão Curta) e 36-item Short Form Health Survey (SF-36) para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde. Foram realizados exames de hemograma completo, glicose, colesterol total, HDL, LDL, não-LDL e triglicerídeos séricos. Para processamento de dados, foi utilizado o programa SPSS versão 21.0 para Windows. Resultados: Dentre os 53 participantes do estudo, 64,2 % eram do sexo feminino, média de idade de 23,2±4,9 anos, da etnia Pataxó (56,6 %) Tuxá (26,4 %), 92,5% migraram de suas aldeias a menos de seis anos. O estado de saúde foi autorreferido como regular por 43,4 % e o diagnostico médico mais referido foi o de Rinite/Sinusite (34,0%); 98,1 % não possuíam plano de saúde privado. Os estudantes apresentaram elevado nível de atividade física, sendo 47,2% classificados como ativos, 22,6% como muito ativos e 1,9% como sedentários. A circunferência abdominalestava aumentada em 66,7% e em 31,6% dos estudantes do sexo feminino e masculino, respectivamente. Algum grau de sobrepeso ou obesidade ocorria em 32,7% dos estudantes e obesidade, em 17,3% (9/52). Anemia estava presente em 10% e colesterol total estava elevado em 16,7%, dentre os 30 estudantes que realizaram exames laboratoriais de sangue e soro. A qualidade de vida relacionada à saúde foi baixa no componente saúde mental, principalmente entre estudantes do sexo feminino. Conclusão: Os estudantes universitários indígenas investigados apresentaram bom nível de atividade física; prevalências moderadamente elevadas sobrepeso, obesidade, anemia e de alteração do perfil lipídico. Os baixos escores de qualidade de vida relacionada à saúde relacionados ao componente saúde mental sugerem que esses estudantes estão submetidos a elevado nível de estresse psicossocial.
Palavras-chave: Saúde
estudantes
população indígena
estado nutricional
qualidade de vida
exercício
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31397
Data do documento: 3-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Laísa dos Santos Santana.pdf
Restrito até 2025-02-01
708,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.